11 maio 2016

Exposição "40 anos do Poder Local Democrático e da Constituição da República Portuguesa”

Foi inaugurada esta segunda-feira, dia 9 de maio de 2016, pelas 17h00, no Átrio dos Paços do Concelho de Montemor-o-Novo, a Exposição 40 anos do Poder Local Democrático e da Constituição da República Portuguesa.


PDL2.jpg


No passado dia 2 de abril de 2016, comemorámos os 40 anos da promulgação da Constituição da República, que consagrou direitos fundamentais para os Portugueses: o poder local democrático, a conquista de direitos laborais, a Reforma Agrária, entre outros. Também este ano, no dia 12 de dezembro assinalam-se 40 anos passados desde as primeiras eleições para o Poder Local Democrático. Na inauguração desta exposição, Hortênsia Menino, Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, referiu que, “até ao final no ano, o Município de Montemor-o-Novo irá assinalar estes dois marcos importantes da nossa história, com um conjunto de iniciativas, para quais também serão envolvidos o movimento associativo, bem como as forças políticas e os órgãos autárquicos do concelho”.

 

PDL3.jpg


Sobre a exposição agora inaugurada, necessariamente sintética e sumária, Hortênsia Menino explicou que “contém alguns dos principais aspetos do passado, presente e futuro da Constituição”, pretendendo-se que “esta mostra se possa constituir como elemento da memória, identidade e reflexão para o futuro. Apesar de todas as alterações que foi tendo ao longo do tempo, a Constituição continua a ser avançada e progressista; ficando para reflexão o facto de hoje estamos tão longe de alguns destes valores que foram inscritos em 76”.

 

PDL4.jpg


A exposição 40 anos do Poder Local Democrático e da Constituição da República Portuguesa ficará patente no Átrio dos Paços do Concelho até 30 de junho de 2016, tendo depois um percurso de itinerância por todo o Concelho.