06 junho 2019

Feira da Luz / Expomor 2019

Montemor-o-Novo vai ser palco de mais uma edição da Feira da Luz/Expomor, este ano de 28 de agosto de 2 de setembro, no Parque de Exposições e Parque de Leilões de Gado de Montemor.

A Feira da Luz/Expomor é uma memória gravada nas recordações de todos os montemorenses e de todos aqueles que não perdem mais um ano da Feira da Luz.

Evento que afirma o Concelho e as suas gentes, é espaço de reunião de famílias e amigos, lugar onde podemos encontrar o melhor que existe nesta terra nas mais variadas vertentes: acolhimento, inovação, atividades económicas, cultura, movimento associativo, espetáculos, exposições, desporto e tradição.

IMG_0199.jpg

Com uma programação musical sempre diversa e de qualidade, o Palco Central será espaço de espetáculos com os Tais Quais, Boss AC, os Quatro e Meia, a tradicional Noite de Folclore, com o Rancho Folclórico e Etnográfico Montemorense e Convidados, Gisela João, Aurea e The Gift.

No Palco das Tasquinhas, os visitantes poderão disfrutar dos espetáculos com Manuel Guerra, Corações de Atum, Branko, Kumpania Algazarra e Pura Mob Keys.

A Feira da Luz/Expomor 2019 evidencia-se também como oportunidade de negócios, partilha de contactos, ponto de encontro entre as mais variadas entidades, associações e empresas constituindo-se como um momento importante na dinamização das atividades económicas do Concelho e da Região.

IMG_0236.jpg

No recinto do Parque de Leilões de Gado, a APORMOR, entidade parceira da Câmara Municipal na organização da Feira da Luz/Expomor, realiza exposições e concursos de gado ovino, bovino, entre outros, numa mostra única no País. Aí decorrerão ainda um conjunto diverso de iniciativas, nomeadamente leilões, degustações, colóquios e workshops ligadas ao setor agrícola e agropecuário, destacando-se e enaltecendo-se a importância deste setor no Concelho e na Região.

Indo ao encontro das vontades dos agentes económicos instalados na região, nomeadamente no nosso concelho, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo apresentará um Espaço de Empresas do Concelho, que tem como objetivo promover o tecido empresarial do nosso concelho.

Na zona de stands e de área descoberta, a gastronomia tem uma presença forte e marcante, com oferta de variadas tasquinhas, restaurantes e espaços de bebidas onde será possível degustar produtos locais e pratos da gastronomia tradicional e de seguida visitar o tradicional espaço de feirantes, de divertimentos, bem como contactar com vários agentes económicos, entidades e associações locais.

Para melhor conhecermos este grande evento, no Pavilhão de Exposições vai estar patente a exposição sobre a história da Feira da Luz, fazendo a ligação entre uma feira de tradição secular e uma feira moderna, capaz de responder eficazmente às necessidades das comunidades.

As Freguesias do Concelho de Montemor-o-Novo mantêm o seu espaço de representação institucional, debaixo do toldo do Palco Central, num Espaço renovado de Exposição e com um programa próprio e aberto à participação de todos os visitantes em debates, sessões e workshops. No Espaço Freguesias, cada Freguesia tem a oportunidade de dar a conhecer aos visitantes um pouco da sua história e da sua identidade e mostrar as obras e atividades que são promovidas e dinamizadas em prol da população, valorizando desta forma o papel fundamental que as Autarquias Locais têm no desenvolvimento do Concelho e na garantia da qualidade de vida das populações.

Como não podia deixar de ser, a Oficina da Criança vai estar na Brincafeira, um espaço privilegiado para os mais pequenos e famílias usufruírem de oficinas diversas e momentos únicos e inesquecíveis de diversão, alegria e brincadeira.

IMG_0205.jpg

O Espaço Artesanato, dinamizado pela Associação A Ciranda, irá promover atividades diversificadas e com uma programação que inclui oficinas de artesanato, mostra de atividades artesanais e música tradicional. Um deleite para os apreciadores de artesanato e artes decorativas regionais!

No espaço dos Pequenos Agricultores, dinamizado pela Liga dos Pequenos e Médios Agricultores, estarão presentes agricultores do Concelho com oferta de produtos locais e da época, de qualidade inigualável.

Presença habitual no programa da Feira da Luz é também o Concurso de Mel, que já vai na sua 21.ª edição, numa organização da Montemormel (Associação de Apicultores do Concelho de Montemor-o-Novo) e da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

O Desporto tem também forte expressão na programação da Feira da Luz/Expomor 2019, com modalidades e atividades desportivas para miúdos e graúdos. Para além do espaço aventura, a programação inclui cicloturismo, hipismo, natação, malha, corrida, xadrez e boccia.

Para os apreciadores da leitura, a Feira do Livro, dinamizada em parceria com a Livraria Fonte de Letras, proporciona a oferta de centenas de publicações a preços mais acessíveis a todos os leitores!

E, mantendo a tradição, a tauromaquia está também presente na Feira, merecendo nota de destaque a Corrida de Touros organizada pela empresa "Montemor É Praça Cheia".

IMG_0231.jpg

Para que seja fácil o acesso de todos ao Recinto da Feira, os visitantes poderão usufruir gratuitamente dos itinerários dos Comboios Turísticos e o Autocarro Panorâmico, que percorrem e animam a cidade durante os dias do evento.

A Feira da Luz distingue-se pelo seu princípio de abertura a todos os públicos. Programam-se atividades que vão ao encontro de diferentes faixas etárias, interesses culturais, gostos e características da nossa região em geral e do concelho em particular e abrem-se as portas a todos os que queiram prestigiar a Feira com a sua presença. Referência importante em toda a região, a Feira da Luz reflete a dinâmica económica, cultural e social do Concelho de Montemor-o-Novo, revelando-se assim como imagem de marca do Concelho, espelho da sua Identidade, com o reconhecimento e a preferência de milhares de visitantes de todo o País.

Respeitando a tradição, a Feira da Luz terminará com um espetáculo de Fogo-de-artifício.

Montemor-o-Novo e a Feira da Luz/Expomor 2019 esperam pela sua visita!