18 julho 2017

Feira da Luz/Expomor 2017

O Salão Nobre dos Paços do Concelho, recebeu, esta quinta-feira, 13 de julho, a conferência de imprensa de apresentação da Feira da Luz/Expomor 2017. Na iniciativa intervieram a Presidente da Câmara Municipal, Hortênsia Menino, e o Presidente da Direção da Apormor, Joaquim Capoulas.

A Feira da Luz/Expomor está inscrita na memória de todos os montemorenses, e é um momento de afirmação do Concelho e das suas gentes, um espaço de reencontro entre famílias e amigos, um lugar onde podemos encontrar, no melhor da sua expressão, o melhor que existe nesta terra nas mais variadas dimensões: inovação, atividades económicas, movimento associativo, música e espetáculos, exposições, desporto e tradição.

De 30 de agosto de 4 de setembro Montemor-o-Novo vai ser palco de mais uma Feira da Luz/Expomor. Este evento é um marco importante na vida dos montemorenses, tendo conquistado ao longo dos anos uma posição de relevo a nível regional e nacional, e destaca-se pela sua importância na criação e promoção das dinâmicas que fazem parte da vida e do dia a dia das nossas gentes, com especial relevo para as atividades económicas, mas também culturais, desportivas e socioeducativas.

A Feira evidencia-se como oportunidade de negócios, troca de contactos, ponto de encontro entre as mais variadas entidades, associações e empresas, que aproveitam a ocasião para visitar o Parque de Exposições Municipal que assinala este ano 20 anos e o Parque de Leilões de Gado, com um contribuído para o crescente sucesso da Feira.

Conf.ª Imprensa apres. F. Luz (30).JPG

No recinto do Parque de Leilões de Gado, a APORMOR, principal entidade parceira na organização da Feira da Feira da Luz/Expomor realiza exposições e concursos de gado ovino, bovino, entre outros. Decorrerão ainda um conjunto diverso de iniciativas, nomeadamente colóquios e workshops ligadas ao setor agrícola e agropecuário, destacando a importância deste setor no Concelho e na Região. Estarão ainda patentes expositores associados à atividade agropecuária, com destaque para a raça bovina alentejana.

Na área económica, para além dos expositores, e indo ao encontro das vontades dos agentes instalados na região, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e a Associação Empresarial NERE- Núcleo Empresarial da Região de Évora têm patente na feira o Espaço Inovação com uma mostra de empresas com produtos inovadores e/ou diferenciadores no concelho e região. O Espaço Inovação pretende divulgar a inovação e criatividade que há no Alentejo. De 30 de agosto a 4 de setembro estão presentes um conjunto de expositores entre empresas, empreendedores que apresentarão os seus produtos e serviços e onde irão realizar-se demonstrações e iniciativas diversas promovidas pela Câmara Municipal e NERE e pelas empresas presentes.

Conf.ª Imprensa apres. F. Luz (53).JPG

O recinto da feira acolhe ainda em zona de stands e de área descoberta um conjunto diversificado de empresas e associações com a mostra das suas atividades. A gastronomia tem uma presença marcante no evento com tasquinhas e restaurantes. Mantém-se a Feira Tradicional com o espaço de feirantes, de divertimentos, mas também os módulos de empresas, onde se integra o espaço do CAME- Centro de Acolhimento de Micro e Pequenas Empresas e associações. A área descoberta terá ainda a Exposição automóvel e espaços de bebidas.

O Pavilhão de Exposições vai este ano acolher a Exposição intitulada “Água de Montemor, um Bem Público a defender!” cuja dimensão histórica centrar-se-á no período moderno, a partir de 1974 aquando da revolução de Abril, reforçando e enfatizando os principais momentos na distribuição de água e recolha de saneamento, que aconteceram no Concelho e marcam o início da era do serviço público gerido pelo poder local democrático. Estará ainda patente a visão do Município no desenvolvimento e concretização de investimentos a curto, médio e longo prazo, tendo como objetivo a prossecução do Serviço Público de qualidade para todos.

Como já vem sendo habitual as Freguesias do concelho de Montemor-o-Novo terão, na Feira da Luz, o seu espaço de representação institucional, onde cada Freguesia terá oportunidade de dar a conhecer a sua identidade, bem como as atividades dinamizadas em prol da população, valorizando desta forma o papel fundamental que as Autarquias Locais têm no desenvolvimento do concelho.

Conf.ª Imprensa apres. F. Luz (65).JPG

No Palco Principal teremos um programa diversificado. Começamos no dia 30 de agosto com o grupo de Lavre Peña Kalimotxo que serão acompanhados pelos convidados Rodrigo Leão, Celina da Piedade, Gileno Santana, Gil Gonçalves e Edgar Valente. No dia 31, contamos com a presença da banda portuguesa de Soul e Funk HMB. O dia de 1 de setembro será abrilhantado pela lendária banda de Rock português, os Xutos & Pontapés, para no dia 2 apresentarmos a tradicional Noite de Folclore com Rancho Folclórico de Foros de Vale de Figueira e convidados, seguido da Noite de Fado com Fábia Rebordão. Dia 3 estará em palco os Amor Electro e no domingo 4 de setembro terminaremos com a autora e compositora montemorense Mafalda Veiga.

Já no Palco 2, onde terminam as noites em termos musicais, teremos uma programação bastante diversificada. Especial destaque para as bandas de Montemor, com a presença de David Mira (quarta feira) e dos Soul Secrets (quinta feira), e na sexta, sábado e domingo teremos Chalo Correia, Valete e Budda Power Blues. O Palco 2, que se situa junto ao espaço Tasquinhas permite-lhe associar a gastronomia com o convívio e a música.

A animação do recinto da Feira da Luz/Expomor contempla ainda a apresentação de diversos espetáculos de marionetas, integrados no Encontro de Marionetas Tradicionais.

No espaço do Centro de Animação Sócio-Educativo “Oficina da Criança”, junto ao Palco Principal, teremos as exposições “Montemor ao pormenor – A Arte do Ferro” (trabalhos desenvolvidos no âmbito do Projeto Educativo 2016-17, com as escolas e jardim-de-infância do Concelho) e “Cidades Imaginárias” (trabalhos desenvolvidos em Oficina de construção em cartão no âmbito de programação de Férias de Verão na Oficina da Criança com a artista plástica Ana Almeida Pinto) e Brincafeira.

Conf.ª Imprensa apres. F. Luz (24).JPG

 Salientamos ainda o Espaço Artesanato, dinamizado pela Associação A Ciranda que, entre associados e convidados, terá uma programação que inclui oficinas, trabalho ao vivo, desfile de moda e música.

Presença antiga na programação da Feira da Luz é, também, a tauromaquia. Neste âmbito, merece nota de destaque a Corrida de Touros e a novilhada, organizada pela empresa “Montemor É Praça Cheia”. Dar nota, igualmente, de que os nossos Bombeiros Voluntários irão efetuar as suas Largadas no seu campo de treinos, junto ao Parque Desportivo.

Referência importante merece a Liga dos Pequenos e Médios Agricultores, patente na Feira no espaço “Pequenos” Agricultores, representada por alguns agricultores, que estarão presentes na tenda dos pequenos agricultores.

Presença habitual no programa da Feira da Luz é o Concurso de Mel, que já vai na sua 20.ª edição. Esta é uma iniciativa da Montemormel (Associação de Apicultores do concelho de Montemor-o-Novo) e da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, com o apoio da União de freguesias de Nª Sª da Vila, Nª Sº do Bispo e Silveiras e Caixa de Crédito Agrícola. Neste âmbito também decorrerá um colóquio sobre apicultura, no sábado, dia 2 de setembro, às 15h00, no auditório da União de Freguesias, no Largo Banha de Andrade, que terminará com a entrega de prémios do concurso de mel.

A não esquecer a realização da Feira do Livro e a possibilidade de, durante todo o período da Feira da Luz, reforçando a arte de bem receber, a viagem até e para o recinto da Feira poder ser feita gratuitamente através dos Comboios Turísticos e Autocarro Panorâmico, que percorrem e animam a cidade durante os dias do evento.

 Conf.ª Imprensa apres. F. Luz (75).JPG

A Feira da Luz termina com um espetáculo de Fogo-de-artifício à meia-noite do dia 4 de setembro.

A Feira da Luz diferencia-se pela sua abertura a todos os públicos. Se por um lado se programam atividades que vão ao encontro de diferentes faixas etárias, interesses culturais, gostos e caraterísticas da nossa região em geral e do concelho em particular, por outro, abrem-se as portas a todos os que queiram prestigiar a Feira com a sua presença. A Feira da Luz continua, de forma gratuita, a disponibilizar espetáculos musicais, atividades culturais, desportivas, recreativas, iniciativas diárias para crianças, concursos e workshops, e muita animação durante seis dias.

Referência importante em toda a região, a Feira da Luz reflete a dinâmica económica, cultural e social, revelando-se assim como a imagem de marca do concelho, espelho da sua Identidade, tendo por isso conseguido o reconhecimento e a preferência de milhares de visitantes.

 

Montemor e a Feira da Luz/Expomor 2017 esperam pela sua visita!