16 agosto 2017

Grandes Noites de Folclore na MIF 2017

Tiveram lugar no fim-de-semana de 12 e 13 de agosto, as Grandes Noites de Folclore, na Praça de Touros de Montemor-o-Novo, consideradas o momento alto da Mostra Internacional de Folclore (MIF).

 

A MIF, que se realiza a cada dois anos, permite trazer a Montemor-o-Novo demonstrações das mais variadas culturas dos quatro cantos do mundo, permitindo observar em cada edição, os trajes, usos e costumes de grupos oriundos dos mais diversos países.

E assim, nesta edição da MIF, “O Mundo voltou a estar no Alentejo”, numa organização do Rancho Folclórico Fazendeiros de Montemor-o-Novo, com o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, Montemor é Praça Cheia, Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, Alkimia Café, Musicafé, Ofício das Artes e Ficha Tripla.

 

Na 9.ª edição da MIF recebemos grupos de Portugal, Lituânia, Macedónia, México, República Checa e Sérvia, que atuaram perante milhares de pessoas, que nos dois dias encheram a Praça de Touros, em especial no sábado, em que cerca de 3000 pessoas aplaudiram e vibraram com as atuações.

 

A 1.ª Grande Noite de Folclore, e isso merece destaque, iniciou com Fado, na voz de Alexandra Anastácio, acompanhada por Bruno Chaveiro e João Domingos. De seguida, subiram ao palco os representantes de associações e entidades que apoiaram o evento, nomeadamente, a Ensemble Montemor, Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, Federação Portuguesa de Folclore, Rancho Folclórico Fazendeiros de Montemor-o-Novo, União de Freguesias de N. Sra. da Vila, N. Sra. do Bispo e Silveiras e Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, bem como os porta estandartes de cada grupo participante. Representando o Município, a Presidente da Câmara Municipal, Hortênsia Menino, fez uma breve intervenção elogiando a iniciativa e todos os que colaboram para que a MIF seja uma realidade, entregando depois os Diplomas de Participação na MIF.

Também a título simbólico, no âmbito do Projeto Tampinhas da MIF, levado a efeito pelo Rancho Fazendeiros de Montemor, em que foram recolhidos cerca de 1500 quilos de tampinhas, o Presidente dos Fazendeiros, João Figueira, entregou aos Bombeiros um cheque com o valor aproximado dessa receita.

Depois, e em duas noites espetaculares, o palco encheu-se com a dança, tradições e costumes do Grupo de Danza Folclórica Educativa "Yolihuani" (México), do Academic Folklore Ensemble "Oro" (Sérvia), do Folklore Ensemble "Kitka" (Macedónia), do grupo Radosov (República Checa) e do Lithuanian Folk Dande Group “Jotvings” (Lituânia. Em representação de Portugal, no sábado, atuou o Rancho Folclórico Regional do Sorraia (Coruche) e no domingo a encerrar a MIF 2017 apresentou-se o Rancho Folclórico Fazendeiros de Montemor-o-Novo.

MIF - 1.ª Gala (28).JPG 

MIF - 1.ª Gala (36).JPG 

MIF - 1.ª Gala (65).JPG 

MIF - 1.ª Gala (75).JPG 

MIF - 1.ª Gala (96).JPG 

MIF - 1.ª Gala (118).JPG 

MIF - 1.ª Gala (149).JPG 

MIF - 1.ª Gala (266).JPG 

MIF - 1.ª Gala (351).JPG 

MIF - 1.ª Gala (432).JPG 

MIF - 2.ª Gala (249).JPG