02 fevereiro 2018

Lançamento “Guia Facilitador para projetos desportivos”

Na quarta-feira, 31 de janeiro, pelas 15h00, na Biblioteca Municipal “Almeida Faria”, em Montemor-o-Novo, realizou-se o lançamento do “Guia Facilitador para projetos desportivos”, numa organização da Casa João Cidade, através do seu Centro  de Atendimento, Acompanhamento e Animação para as Pessoas com Deficiência.

IMG_0074.jpgIMG_0120.jpg
IMG_0127.jpgIMG_0054.jpg

Na mesa de abertura da iniciativa estiveram Hortênsia Menino, Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Humberto Santos, Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação e Rosa Armas, em representação da Casa João Cidade.

A apresentação do Guia foi efetuada por Nuno Silva e Pascale Millecamps que, com o ilustrador Miguel Rocha, realizaram a obra.

IMG_0037.jpgIMG_0042.jpg

Este Guia Facilitador é o resultado de um trabalho de 6 anos da Casa João Cidade, em que houve uma primeira fase, através do projeto “Um Passo em Frente”, que possibilitou à pessoas com deficiência a prática de um desporto em clubes. Desse modo, para além da prática do Boccia na Casa João Cidade, fizeram-se parcerias com o Grupo União Sport (Futebol) e o Atlético Clube de Montemor (natação). Ao efetuar uma avaliação desse projeto verificou-se que, em parceria, se consegue proporcionar mais inclusão às pessoas com deficiência. Após isso, procurou-se uma forma de transmitir esta experiência a outras pessoas e outros projetos. Assim, nasceu a ideia de efetuar o Guia que, com financiamento do Instituto Nacional para a Reabilitação, e com o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, concretizou-se.

Esta iniciativa marcou o início das atividades comemorativas dos 10 anos da Casa João Cidade.