05 novembro 2019

Montemor-o-Novo: Plano de Atividades e Orçamento Municipal para 2020 aprovado

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo aprovou, no dia 30 de outubro, o Plano de Atividades e o Orçamento Municipal para 2020 no valor de 29 180 988,00€, um valor global mais elevado do que nos anos anteriores.

O Plano de Atividades e o Orçamento Municipal para 2020 têm como contexto económico social recente, o início da reversão das políticas de austeridade, com a reposição de direitos e conquistas sociais e uma perspetiva de crescimento económico e aumento do investimento público, ainda manifestamente insuficientes face às marcas presentes na vida, na sociedade e nas empresas da retirada de direitos, da perda de poder de compra, do agravamento da carga fiscal e da redução de investimento público.

Mantendo e reforçando a política de elevação da Qualidade de Vida dos montemorenses e de aposta no desenvolvimento do concelho, a Câmara Municipal assumiu como principais investimentos para o ano de 2020, alguns em curso e outros em fase de contratação pública ou com projeto aprovado, nomeadamente:

 

. A remodelação das instalações municipais na EPAC, uma aposta na valorização das condições de trabalho e prestação de Serviço Publico.

. A renovação do parque de máquinas e viaturas municipais.

. A reabilitação do Convento da Saudação, com obra de reforço estrutural e a requalificação e reutilização do Convento da Saudação.

. A requalificação de Escolas, em particular a EB1 no 1 de Montemor-o-Novo e a EB1 e JI de Santiago do Escoural e a EB de Ciborro.

. A remodelação de parques infantis no concelho.

. A pavimentação das ruas João Pascoal Coelho, rua Ernesto Pinto Ângelo e parte da rua da Amizade, em Silveiras.

. A repavimentação da estrada municipal 507 (Lavre-Ciborro).

. A qualificação da Rua de Aviz e envolvente ao Jardim Público.

. A reabilitação do Mercado Municipal e Remodelação da sua Envolvente.

. A requalificação da Rua Teófilo Braga.

. A requalificação dos espaços exteriores do Castelo.

. A participação na estratégia de eficiência energética de iluminação pública do Alentejo Central.

. A qualificação das instalações do canil municipal.

 

As Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2020 foram aprovadas por Maioria com os votos contra do Partido Socialista.

Este Plano de Atividades e Orçamento concretiza o compromisso da Câmara Municipal para a dinamização dos recursos, capacidades e vontades que tornam Montemor-o-Novo um Concelho de grande potencial de desenvolvimento e progresso, para o para o qual contamos com todos os montemorenses.