09 agosto 2017

Montemor-o-Novo acolhe a IX Mostra Internacional de Folclore – 9 a 13 de agosto

Como já é de tradição, dois anos volvidos e Montemor-o-Novo volta a receber mais uma edição da Mostra Internacional de Folclore (MIF), a qual tem lugar entre os dias 9 e 13 de agosto.

 

“O Mundo volta a estar no Alentejo”, com a IX edição da MIF, numa organização do Rancho Folclórico Fazendeiros de Montemor-o-Novo, com o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo. A iniciativa, sempre com entradas livres, recebe grupos de Portugal, Lituânia, Macedónia, México, República Checa e Sérvia. A Praça de Touros de Montemor-o-Novo volta a ser, pela terceira edição consecutiva, o palco da realização das Galas, que decorrerão nos dias 12 e 13, no referido local.

 

A Abertura Oficial da MIF teve lugar na manhã de 9 de agosto, no Largo dos Paços do Concelho, na presença da Presidente da Câmara Municipal e Vereadores, do Presidente da Junta de Freguesia da UFVBS, do representante da Federação Portuguesa de Folclore, com a participação dos vários grupos participantes na Mostra.

 

Após as intervenções do representante da Federação Portuguesa de Folclore, do Presidente da União de Freguesias de N. Sra. da Vila, N. Sra. do Bispo e Silveiras e da Presidente da Câmara Municipal, seguiu-se o hastear das bandeiras ao som dos respetivos hinos dos diferentes países, e pequenas demonstrações por parte dos grupos participantes. Após um pequeno beberete oferecido pelo Município, procedeu-se à habitual troca de prendas no Salão Nobre da Câmara Municipal.

 

Do restante programa, merecem particular destaque os seguintes momentos:

 

Quinta – dia 10 agosto, pelas 15h30, Gala Solidária no Cineteatro Curvo Semedo;

Sexta-Feira – dia 11 de agosto, pelas 21h30, Concerto com Ofício das Artes e Guilherme Carvalho;

Sábado – dia 12 agosto, pelas 10h00, Desfile Pelas Ruas da Cidade, com início no Largo Machado dos Santos e final no Mercado Municipal, onde haverá Animação;

Sábado – dia 12 agosto, pelas 16h00, Mostra de Artesanato, Pela Associação “A Ciranda, mostra que volta a estar patente na tarde de Domingo, junto à Praça de Touros;

Sábado – dia 12 agosto, pelas 21h30, 1.ª Grande Noite de Folclore, na Praça de Touros;

Domingo – dia 13 agosto, pelas 21h30, 2.ª Grande Noite de Folclore, na Praça de Touros.


Recec. Gr. Part. e Entr. Lembranças (61).JPG 

Recec. Gr. Part. e Entr. Lembranças (66).JPG 

Recec. Gr. Part. e Entr. Lembranças (103).JPG 

Recec. Gr. Part. e Entr. Lembranças (138).JPG 

Recec. Gr. Part. e Entr. Lembranças (205).JPG 

Recec. Gr. Part. e Entr. Lembranças (236).JPG 

Recec. Gr. Part. e Entr. Lembranças (260).JPG 

Recec. Gr. Part. e Entr. Lembranças (304).JPG 

Recec. Gr. Part. e Entr. Lembranças (310).JPG 

Recec. Gr. Part. e Entr. Lembranças (413).JPG