06 junho 2016

Montemor-o-Novo assinou contrato para implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano - PEDU

No passado dia 31 de maio, em Santa Maria da Feira, a Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Hortênsia Menino, esteve presente na sessão de assinatura dos contratos dos Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano - PEDU.

Propondo-se mobilizar as componentes referentes à Mobilidade Urbana Sustentável e à Reabilitação Urbana, o município de Montemor-o-Novo pretende implementar percursos Livres de Obstáculos no âmbito do Plano de Acessibilidade e Mobilidade da Cidade de Montemor-o-Novo, nomeadamente na Av. Gago Coutinho, Carreira de São Francisco e envolvente do tecido escolar, promover a iniciativa “Escola a pé”, intervir em edifícios públicos ou comerciais, reabilitar o Mercado Municipal e requalificar espaços exteriores de utilização coletiva dos quais se destacam: requalificação dos espaços exteriores, acessos e terreiros do Castelo, requalificação da Rua Teófilo Braga, Largo dos Paços do Concelho e Terreiro de S. João de Deus, reabilitação da envolvente do Mercado Municipal e qualificação da Rua de Aviz, Rua das Escadinhas, Rua de Olivença e envolvente do Jardim Público.

O contrato agora assinado prevê uma comparticipação financeira no âmbito do FEDER (85% a fundo perdido) de 4.462.500,00 € para intervenções até 2020. O PEDU de Montemor-o-Novo afetou também ao Instrumento Financeiro 3.843.800,00 € para recurso dos parceiros privados que se proponham reabilitar o seu próprio património edificado. Também através do Instrumento Financeiro, o município propõe-se reabilitar habitações para posterior arrendamento a famílias carenciadas.