11 março 2017

Montemor-o-Novo comemora 29ºaniversário de elevação a cidade

Montemor-o-Novo comemora, hoje, o 29º aniversário de elevação a cidade, tal como Marinha Grande, Fundão e Vila Real de Santo António. Foi no dia 11 de Março de 1988 que estas quatro cidades passaram a designar-se como tal. A geminação entre as 4 cidades-irmãs, nascida de forma voluntária, reforçada ao longo dos anos, tornou este processo singular.

Ao longo destes anos a partilha de conhecimentos e experiências, a troca de saberes e tradições tem sido uma constante.

O projecto “À Descoberta das 4 Cidades”, dirigido sobretudo a alunos do 1º ciclo do ensino básico, tem contribuído para dar a conhecer melhor as regiões de cada concelho, a nível geográfico, social, cultural e económico, bem como para melhorar a formação cívica de todos os participantes e promover a cooperação entre os quatro municípios.


Vista Geral Montemor.jpg 

Montemor-o-Novo, 1988


Este ano, Montemor-o-Novo é a anfitriã das comemorações dos 29 anos de elevação das cidades-irmãs de Montemor-o-Novo, Fundão, Vila Real de Santo António e Marinha Grande.

O programa das comemorações aberto à população, envolve autarcas, entidades locais e alunos que participam no projecto educativo “À Descoberta das 4 Cidades”, de cada um dos concelhos.

Pelas 09h45, os alunos concentram-se em diversos pontos da cidade e desfilam pelas ruas até ao Largo dos Paços do Concelho, onde terá lugar o Hastear das Bandeiras, seguido de oferta de lembranças à Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo. Pelas 11h00 será entoado o hino “Caracol da Amizade”, seguido de largada de balões e confettis. A Sessão Solene Comemorativa do 29º Aniversário de Elevação a Cidade terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 12h00.

Durante a tarde os alunos participarão em jogos de equipa e irão desenvolver diversas actividades lúdicas no Parque Urbano.