21 abril 2016

Montemor-o-Novo comemora 42 anos de Abril

As comemorações do 42.º Aniversário do 25 de Abril, em Montemor-o-Novo, irão ter uma programação vasta que inclui teatro, música, desporto e inauguração de novos equipamentos.

O Dia da Liberdade começa a ser comemorado no dia 23 de Abril, pelas 11h00, com um Dia Aberto e Inauguração do Aeródromo da Amendoeira, onde terão lugar atividades aeronáuticas e exposição de aeronaves, numa organização da Câmara Municipal e do Centro de Voo Livre.

No dia 24 de Abril, às 22h00, a peça "Levantei-me do Chão", de Carlos Marques, irá ser apresentada no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria, num espetáculo que é um manifesto poético e efémero sobre o “Levantado do Chão”, de José Saramago. Aqui reflete-se sobre a democracia – que mundo queremos afinal? E tudo isto num concerto. De seguida teremos a tradicional Arruada pelas ruas da Cidade, com a Banda da Sociedade “Carlista”.

No dia 25 de Abril, terá lugar às 9h00, a cerimónia de Hastear das Bandeiras, com a participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, seguida de Pintura Mural – “Os Cravos de Abril”, atividade dinamizada pela Oficina da Criança, no Parque Urbano.

A 36.ª Estafeta da Liberdade terá início em Santa Sofia, com chegada prevista no Parque Urbano, cerca das 11h15. Numa organização da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e Juntas de Freguesia do Concelho, a Estafeta da Liberdade realiza-se desde 1981, sendo uma prova de estrada em Atletismo que anualmente faz a ligação de uma Freguesia à sede do Concelho. A prova é dividida em percursos, que serão percorridos individualmente pelos atletas em representação das Juntas de Freguesia e tem como objetivo, para além da parte competitiva, permitir um convívio e uma aproximação entre os atletas do Concelho.

A encerrar este dia “levantado e principal”, às 17h30, terá lugar o espetáculo Comemorativo do 25 de Abril com os GAITEIROS DE LISBOA – SEXTETO, no Cine-Teatro Curvo Semedo, projeto que se tem afirmado como um tesouro vivo da nossa música, um dos mais sólidos valores da nossa identidade e modernidade.

Venha celebrar Abril em Montemor-o-Novo!