30 novembro 2017

Município associa-se ao movimento: "Dia Internacional Cidades Pela Vida - Cidades Contra a Pena de Morte"

A Comunidade de Sant'Egídio e a Amnistia Internacional Portugal propuseram ao município de Montemor-o-Novo associar-se ao movimento mundial "Dia Internacional Cidades Pela Vida - Cidades Contra a Pena de Morte".

Este evento surgiu, pela primeira vez em 2002, por iniciativa da Comunidade de Sant'Egídio, para assinalar o aniversário da primeira abolição da pena de morte da História, que ocorreu no Grão-Ducado da Toscana, em Itália, no dia 30 de novembro de 1786. Desde 2007, esta iniciativa conta com o apoio da Coligação Mundial contra a pena de morte, da qual a Amnistia internacional faz parte. Desde 2002, mais de 2000 cidades no mundo já se declararam "Cidades pela Vida" e estão empenhadas na abolição da pena de morte, tornando este dia numa ocasião importante para despertar a consciência e envolver as instituições na procura de um sistema judicial que não incite à morte e respeite a vida.

Considerando a importância deste Movimento no esforço pela abolição definitiva da pena capital no Mundo, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo aderiu a esta iniciativa assinalando este importante dia através da iluminação simbólica do edifício dos Paços do Concelho.