21 novembro 2014

Município avança com revisão da Carta Estratégica

O desenvolvimento integrado do território é um processo complexo, com visibilidade a médio e longo prazo, e pressupõe a existência de instrumentos de planeamento e ordenamento claros e eficazes que possam dar respostas aos desafios constantes acompanhados de também de instrumentos estratégicos.

O diagnóstico das potencialidades e das fragilidades de cada área é fundamental para o desenvolvimento estratégico do território, permitindo identificar novas oportunidades, mobilizar iniciativas, sendo necessária a participação ativa, o envolvimento e o compromisso dos vários agentes locais e regionais.

O Município de Montemor-o-Novo, com o objetivo de valorizar os recursos e as potencialidades do concelho na perspetiva de elevação da qualidade de vida e de desenvolvimento local e das novas dinâmicas de investimento, que fixem e atraiam pessoas e empresas irá dinamizar o processo de revisão da Carta Estratégica, documento aprovado em 2007.

O processo de revisão, possibilitará a abordagem das oportunidades e áreas de atuação, as quais deverão ocorrer a partir de uma abordagem estratégica, que fundamente uma adequada definição de prioridades na afetação de recursos, designadamente os financeiros, contextualizando-os sempre que possível nos instrumentos/programas decorrentes do próximo período de programação de fundos da União Europeia. Para tal, é necessário identificar- los, saber potencializa-los e dinamiza-los, a médio e longo prazo, apontando as perspetivas de desenvolvimento do Concelho.

Trata-se do desafio de preparar o futuro, atuar prospectivamente, antecipando a mudança em que todos são participantes ativos, e prefigurar o enquadramento institucional adequado às transformações que se revelem necessárias, num horizonte temporal de cerca de um ano.