11 julho 2019

Município de Montemor-o-Novo apresenta propostas de “Roteiro Literário Levantado do Chão”

Nos dias 6 e 7 de julho, o Município de Montemor-o-Novo promoveu uma jornada de trabalho para a apresentação de propostas do "Roteiro Literário Levantado do Chão" aos parceiros do projeto. Estiveram presentes os serviços responsáveis pelo projeto, a Presidente e o Vereador do pelouro da cultura do Município de Montemor-o-Novo, os Presidentes e representantes das Juntas de Freguesia do concelho, o Presidente do Município de Évora, a representante da Direção Regional de Cultura do Alentejo, o diretor do Museu do Aljube e o diretor e representante da Fundação José Saramago.

Durante os dois dias, o grupo de trabalho passou pelos diferentes percursos do "Roteiro Literário Levantado do Chão", o qual interliga os concelhos de Lisboa, Montemor-o-Novo e Évora, numa viagem que consiste em dar a conhecer os lugares onde alguns episódios da obra se desenrolam, bem como os testemunhos das mulheres e dos homens que inspiraram as principais histórias e personagens do enredo da obra "Levantado do Chão".

O "Roteiro Literário Levantado do Chão" é uma iniciativa do Município de Montemor-o-Novo, que se insere no programa estratégico do turismo cultural, na vertente de turismo literário. O Roteiro apresenta-se como um meio de valorização e de preservação da memória coletiva do concelho de Montemor-o-Novo, e uma forma de dinamização das atividades turísticas e socioeconómicas locais através da expressividade que o património literário de José Saramago aufere no panorama cultural nacional e internacional.

1-Apres. Prop. Roteiro Levant. do Chão (Gil).JPG

2-Apres. Prop. Roteiro Levant. do Chão (Gil) 02.JPG

4-Apres. Prop. Roteiro Levant. do Chão (Gil) 04.JPG

5-Apres. Prop. Roteiro Levant. do Chão (Gil) 06.JPG

Apres. Prop. Roteiro Levant. do Chão (12).JPG

Apres. Prop. Roteiro Levant. do Chão (37).JPG

Apres. Prop. Roteiro Levant. do Chão (57).JPG

Apres. Prop. Roteiro Levant. do Chão (72).JPG

​​