11 julho 2019

Município de Montemor-o-Novo apresenta propostas de “Roteiro Literário Levantado do Chão”

Nos dias 6 e 7 de julho, o Município de Montemor-o-Novo promoveu uma jornada de trabalho para a apresentação de propostas do "Roteiro Literário Levantado do Chão" aos parceiros do projeto. Estiveram presentes os serviços responsáveis pelo projeto, a Presidente e o Vereador do pelouro da cultura do Município de Montemor-o-Novo, os Presidentes e representantes das Juntas de Freguesia do concelho, o Presidente do Município de Évora, a representante da Direção Regional de Cultura do Alentejo, o diretor do Museu do Aljube e o diretor e representante da Fundação José Saramago.

Durante os dois dias, o grupo de trabalho passou pelos diferentes percursos do "Roteiro Literário Levantado do Chão", o qual interliga os concelhos de Lisboa, Montemor-o-Novo e Évora, numa viagem que consiste em dar a conhecer os lugares onde alguns episódios da obra se desenrolam, bem como os testemunhos das mulheres e dos homens que inspiraram as principais histórias e personagens do enredo da obra "Levantado do Chão".

O "Roteiro Literário Levantado do Chão" é uma iniciativa do Município de Montemor-o-Novo, que se insere no programa estratégico do turismo cultural, na vertente de turismo literário. O Roteiro apresenta-se como um meio de valorização e de preservação da memória coletiva do concelho de Montemor-o-Novo, e uma forma de dinamização das atividades turísticas e socioeconómicas locais através da expressividade que o património literário de José Saramago aufere no panorama cultural nacional e internacional.

1-Apres. Prop. Roteiro Levant. do Chão (Gil).JPG

2-Apres. Prop. Roteiro Levant. do Chão (Gil) 02.JPG