03 maio 2017

Município de Montemor-o-Novo inaugura Novo Edifício da Oficina da Criança

No dia 29 de abril de 2017, ao início da tarde, foi inaugurado o novo edifício da Oficina da Criança, cujo investimento, nas suas várias componentes totaliza um milhão e trezentos mil euros (1 300 000€).

O programa de inauguração iniciou com os Tumbala, que efetuaram uma performance de rua. Seguiu-se um pequeno exercício vocal da Oficina do Canto, dirigida por Beatriz Nunes. O Hastear das Bandeiras, ao som dos Tumbala, foi efetuado por crianças, em conjunto com Hortênsia Menino, Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, e Vitalina Roque Sofio, Presidente da Assembleia Municipal.

Na sua intervenção, Hortênsia Menino, recordou a génese da Oficina da Criança, há 36 anos, um nascimento “assente numa forte consciência cívica de que era necessário intervir para democratizar, cimentar os avanços que Abril nos permitia, a partir da reinvenção dos processos educativos, que favorecessem o pensamento criativo e o sentido crítico, combatendo o conformismo e a estagnação”. Enaltecendo a enorme dedicação e persistência da equipa formadora - a Virgínia e o Vasco - e de todas que se seguiram, a autarca referiu que esse esforço “permite-nos chegar aqui com um orgulho imenso e satisfação não só pelos resultados alcançados, como pelo facto dos objetivos traçados no início se manterem intactos e a certeza que a Oficina da Criança continua a ser necessária!”. A Presidente da Câmara Municipal deixou ainda palavras de “reconhecimento a todos os que foram e são a espinha dorsal de todo este percurso: a Virgínia, o Vasco, a Teresinha, a Lídia, a Isabel Pires, a Feliciana, a Belinha, a Ana, a Lurdes, a Custódia, a Maria, a Mimi, a Generosa, bem como a todos os eleitos dos executivos camarários que tiveram a coragem de abraçar esta ideia, e que ao longo dos anos têm mantido o apoio e o reforço da lógica da Oficina da Criança, acreditando e permitindo que o projecto durasse e acontecesse até hoje”. A edil também quis deixar um agradecimento “a todos os trabalhadores e serviços municipais envolvidos, aos professores e auxiliares, aos pais e às crianças que por aqui passam”, bem como “à empresa construtora pela forma como cumpriu o acordado com a Câmara Municipal”.


In. Nova Ofic. da Criança (205).JPG

 

Segundo Hortênsia Menino “o sonhar, o aprender, o brincar e o crescer vão continuar a ser as palavras de ordem da nova Oficina que salta do sub-palco do Cineteatro Curvo Semedo para um edifício moderno, de linhas arquitetónicas marcantes, com novas potencialidades, espaços e atividades, mas com a magia e o encanto que marcou gerações de montemorenses”.


In. Nova Ofic. da Criança (234).JPG

 

Após descrever as atividades, espaços e oficinas da “nova” Oficina da Criança, a Presidente da Câmara Municipal deu a conhecer que o novo edifício da Oficina da Criança passa a ser também o espaço da Exposição permanente de Brinquedos Tradicionais – nos espaços de circulação do edifício.


In. Nova Ofic. da Criança (183).JPG

 

Este edifício “vai contar também com um espaço para as instalações dos serviços municipais de Espaços Verdes com as condições adequadas para os trabalhadores do serviço e os equipamentos que utilizam. Esta intervenção integra-se num esforço que tem vindo a ser feito de investimento nas instalações municipais dos serviços da Câmara Municipal”, disse a autarca.

 

 

In. Nova Ofic. da Criança (294).JPG


Finalizada esta obra e inaugurada a nova Oficina da Criança, explicou Hortênsia Menino, “é também tempo de continuar o planeado no âmbito das intervenções nos equipamentos culturais, e estando agora “liberto” todo o espaço do sub palco, poderemos agora avançar com o já aprovado projecto de reabilitação do Curvo Semedo. Intervenção, que não poderia avançar enquanto a nova Oficina da Criança não estivesse concluída, de maneira a não comprometer o seu funcionamento”. Desta forma a autarca anunciou o lançamento do concurso de empreitada para a reabilitação do Cineteatro Curvo Semedo, no decorrer do presente trimestre, com um investimento superior a 2 milhões de euros (2 000 000 €) , e que permitirá a melhoria de toda a estrutura de palco e de cena, a substituição das cadeiras e melhoria do conforto do público, renovação das instalações sanitárias e aumento das acessibilidades ao edifício. Esta intervenção prevê também a instalação integral de um novo sistema de projecção de cinema digital, que permite a reiniciar a programação sistemática de cinema, compatibilizando vários ciclos de programação temática e cinema comercial. De acordo com Hortênsia Menino, “este é um investimento ambicionado há vários anos e a sua concretização dá um passo importante na elevação da intervenção cultural, melhorando de forma significativa as condições, para programadores, para os técnicos, para os criadores e em particular para o público”.

 

In. Nova Ofic. da Criança (274).JPG


Após o discurso de inauguração da Presidente da Câmara Municipal, já interior do edifício, efetuou-se o descerrar da placa.


In. Nova Ofic. da Criança (567).JPG

 

Foi então aberta aos muitos Montemorenses presentes o novo espaço da Oficina da Criança! Ao longo desta histórica tarde houve inúmeras atividades que, entre o espanto e a brincadeira, da gargalhada provocada pela animação CLOWN da Associação Algures ao prazer pela busca e conhecimento, deram a conhecer a todos a o novo edifício e todas as valências da Oficina da Criança. 


In. Nova Ofic. da Criança (599).JPG 

Of. Criança (72).JPG 

Of. Criança (117).JPG