21 fevereiro 2019

Município de Montemor-o-Novo investe em Datacenter, servidores e nova rede digital

A importância dos meios informáticos são hoje essenciais para garantir a eficácia e eficiência dos órgãos administrativos do Estado, melhorando a prestação e qualidade dos serviços públicos em geral. Deste modo estão em curso vários investimentos que procuram consolidar a modernização dos meios informáticos existentes, com especial destaque para a construção de um Centro de Dados (Datacenter) no edifício dos Paços do Concelho, que entrou em funcionamento no passado mês de Dezembro, e que permite a garantia das condições de segurança e tratamento de dados ao nível das mais recentes tecnologias de redes e sistemas digitais. Para tal, a infraestrutura comporta dois bastidores, um sistema de ar condicionado e proteção contra incêndios, controle de acessos e monitorização, nova cablagem e está localizada numa área restrita em conformidade com as regras e boas práticas ditadas pelo RGPD, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados no que se refere a estruturas físicas de tecnologia e redes digitais.

O Datacenter municipal está a cargo do Gabinete de Modernização, Organização e Informática (GMOI) e representou, numa primeira fase, um investimento de 48.831 Euros realizados apenas na infraestrutura. No espaço estão já alojados os seis servidores existentes, e que serão reforçados pela aquisição de mais quatro máquinas cujo processo de aquisição está de momento a decorrer. Em breve a infraestrutura poderá contar com mais dois servidores aplicacionais, um servidor de armazenamento (storage) de dados, uma infraestrutura de backup e outra de virtualização aplicacional (software). Com mais este investimento, que representa um total de 45.881,74 Euros, vai o município ao encontro da necessidade de renovação de equipamentos, alguns com mais de 10 anos, e assim criar condições para a existência de redundância da informação em backups e em servidores de produção, assim como potenciar o aumento da rapidez no acesso a aplicações.

Todo este investimento, é totalmente suportado com capital próprio.

Finalmente, para completar a infraestrutura, está também em curso a substituição da rede estruturada do edifício dos Paços do Concelho, que já tem mais de 20 anos, por uma rede em cabo de cobre U/FTP CAT6 com garantia de 25 anos, um investimento previsto em 24.206,00 Euros comparticipado pelo programa de financiamento Modernização@AC2020, com o apoio da CIMAC.