22 março 2017

Município de Montemor-o-Novo recebe Comitiva Erasmus + “APPLES”

Na manhã de 21 de março de 2017 teve lugar a receção no Salão Nobre da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo a uma comitiva de 16 professores e 20 alunos dos países parceiros do projeto Erasmus + “APPLES - Applying Practices for Productive Learning of Entrepreneurial Skills”, que se encontram a visitar o Concelho até ao próximo dia 24 de março. Também estiveram presentes 16 alunos e 3 professores da escola secundária de Montemor-o-Novo, que acompanham o grupo.

Recec. Projeto Erasmus + (11).JPG

Este projeto conta com a participação de sete escolas do ensino regular e/ou vocacional, de diferentes países europeus: Andernach (Alemanha), Čakovek (Croácia), Montemor-o-Novo (Portugal), Vilnius (Lituânia), Konskie (Polónia), Milazzo (Itália) e Galatsi- Atenas (Grécia).

Recec. Projeto Erasmus + (101).JPG

A ação deste projeto desenha-se como uma empresa estudantil internacional, cuja atividade se centra na produção, comercialização e distribuição de maçãs e produtos derivados. Cada parceiro assume um conjunto de funções que correspondem a um dos departamentos da empresa e ao perfil da respetiva escola. A Portugal coube o Departamento de Investigação e Desenvolvimento. Por parte da representação portuguesa, o grande objetivo é transmitir aos alunos conhecimento empresarial e competências profissionais sólidas, auxiliando-os a mostrar iniciativa e responsabilidade e a raciocinar de forma inovadora e criativa, ou seja, tentar despertar o seu espírito empreendedor.

Até ao momento, grupos distintos de alunos puderam usufruir de experiências enriquecedoras nos países de cada escola do projeto.

Deve-se sublinhar que as 6 escolas estrangeiras participantes, já haviam sido parceiras do projeto “Comenius – Wine, an European Asset”, pelo que alguns dos professores já conhecem Montemor-o-Novo.