18 junho 2020

Município de Montemor-o-Novo relembra José Saramago

No dia em que se assinalam 10 anos do falecimento de José Saramago, o Município de Montemor-o-Novo relembra o homem e o escritor português, através das suas palavras e através do Roteiro Literário Levantado do Chão. Um Roteiro em torno de Levantado do Chão, 1980, obra que catapultou o escritor para a segunda fase da sua carreira literária, aquela que o conduziu à maior distinção mundial na literatura, o Prémio Nobel. O Roteiro, lançado este ano pelo Município de Montemor-o-Novo, assume-se como uma forma de continuar a obra de José Saramago!

“O que mais há na terra, é paisagem. Por muito que do resto lhe falte, a paisagem sempre sobrou, abundância que só por milagre infatigável se explica, porquanto a paisagem é sem dúvida anterior ao homem, e apesar disso, de tanto existir, não se acabou ainda.” (José Saramago, Levantado do Chão)

“A mesma esquizofrénica humanidade capaz de enviar instrumentos a um planeta para estudar a composição das suas rochas, assiste indiferente à morte de milhões de pessoas pela fome. Chega-se mais facilmente a Marte do que ao nosso próprio semelhante.” (José Saramago, Discursos de Estocolmo)