15 janeiro 2019

Município de Montemor-o-Novo visita Agentes Económicos do Setor Agroalimentar Mushriim Cogumelos Park e Quinta da Plansel

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, no âmbito do Programa Mor + Economia - desenvolver, empreender e inovar, que assenta no contacto direto com os agentes económicos, importantes parceiros no desenvolvimento do concelho, e que tem com o objetivo criar espaços de debate, promover e aprofundar a proximidade com e entre empresários, desenvolver a dinâmica e sinergias com e entre empresas, fomentar parcerias e o trabalho em rede, está a realizar visitas às empresas do setor agroalimentar. Este é um setor de grande importância e em expansão na economia do concelho, e que tem demonstrando competitividade, inovação e empreendedorismo.  Estes contactos permitem identificar e refletir sobre a situação da economia local, as perspetivas futuras e as prioridades de investimento nesta área.

No dia 10 de janeiro de 2019, a Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Hortênsia Menino, conjuntamente com a Vereadora Palmira Catarro e técnicos da autarquia, deslocaram-se às empresas Mushriim Cogumelos Park e Quinta da Plansel.

A visita iniciou-se nas estufas da Cogumelos Park – Mushriim, onde foi possível ver a produção de cogumelos da variedade shiitake. Diamantino Morais um dos sócios da empresa explicou como se processa a produção destes cogumelos em troncos de árvore.  Após a recolha destes, os mesmos são desidratados e a maior parte da produção é para exportação (Bélgica).  Uma pequena parte da produção é vendida em “fresco” para alguns restaurantes de Évora e Montemor e ainda para uma empresa de Sintra. A Mushriim foi criada com o objetivo de cultivar cogumelos Shiitake de forma sustentável, assente nos princípios da agricultura biológica e tendo presente a alimentação saudável.

IMG_0806.jpg

IMG_0817.jpg

IMG_0841.jpg

Na quinta da Plansel, Dorina Lindemann, enóloga e atualmente embaixadora de 3 vinhos excecionais de Portugal, efetuou uma visita guiada pela adega Plansel, que nasceu há 20 anos.  Com uma inabalável dedicação e esforço, conseguiu selecionar e catalogar as castas de vinho portuguesas, tão ricas na sua diversidade e realçar as particularidades destas 3 variedades: Touriga Nacional, Tinta Barroca e Touriga Franca.

IMG_0885.jpg

IMG_0903.jpg