19 outubro 2018

Noite das Criaturas das Trevas em Montemor-o-Novo

No dia 31 de outubro, a partir das 20h00, vamos ter na Ecopista do Montado, em Montemor-o-Novo, a Noite das Criaturas da Trevas.

Na noite em que celebra também o Halloween, e tendo como ponto de encontro a entrada da Ecopista, o desafio que se faz é pedir aos participantes que apareçam mascarados e venham percorrer a Ecopista (à noite) para observação das” criaturas das trevas” (anfíbios, morcegos, rapinas noturnas, borboletas noturnas, aracnídeos, etc.). Pretende-se assim, com a ajuda e participação de especialistas da Universidade de Évora, aproveitar a Noite das Bruxas para, de forma científica, apresentar à população os animais noturnos que são popularmente associados a esta festa e que, por serem alvo de mitos, superstições e crenças, são relacionados ao sobrenatural. Estas crenças e mitos têm sido responsáveis por afastar a população destes animais e levar a comportamentos de perseguição que têm contribuído para os estados desfavoráveis de conservação em que muitas destas espécies se encontram.

Traga a família e/ou os amigos e junte-se a uma noite repleta de animais e muita diversão! As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e devem ser efetuadas para o email ambiente@cm-montemornovo.pt (limitado à participação de 25 pessoas).

Esta é uma organização no âmbito do projeto LIFE LINES (LIFE14/NAT/PT/001081), em que são parceiros, entre outros, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e a Universidade de Évora.