05 novembro 2018

Noite das Criaturas das Trevas em Montemor-o-Novo

No passado dia 31 outubro, em plena Ecopista de Montemor-o-Novo, viveu-se uma noite das trevas... Durante cerca de 3 horas, munidos de coletes e lanternas, e com muita curiosidade e boa disposição, pequenos e graúdos embarcaram numa autêntica aventura que, tal como prometido, teve a presença de sapos, salamandras e caracóis que fizeram parte da festa.

O objetivo desta iniciativa, com a ajuda e participação de especialistas da Universidade de Évora, foi aproveitar a Noite das Bruxas para, de forma científica, apresentar à população os animais noturnos que são popularmente associados a esta festa e que, por serem alvo de mitos, superstições e crenças, são relacionados ao sobrenatural. Estas crenças e mitos têm sido responsáveis por afastar a população destes animais e levar a comportamentos de perseguição que têm contribuído para os estados desfavoráveis de conservação em que muitas destas espécies se encontram.

Esta foi uma organização no âmbito do projeto LIFE LINES (LIFE14/NAT/PT/001081), em que são parceiros, entre outros, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e a Universidade de Évora.

IMG_7296.jpgIMG_7319.jpg
IMG_7345.jpgIMG_7354.jpg