Noites na Cidade

Dia 21 de julho – 21h30 – Lgº dos Paços do Concelho

Os gatos não têm vertigens ( Comédia Dramática - M/14)

 

Sinopse: Apesar dos seus 18 anos, Jó (João Jesus) é já um rapaz desencantado com a vida.Proveniente de uma família disfuncional, criado com pouco afecto e compreensão, acabou por se deixar influenciar pelas piores companhias do bairro. Rosa (Maria do Céu Guerra), com 73 anos, é uma mulher frágil e bondosa que se debate com a incapacidade de lidar com o recente falecimento de Joaquim (Nicolau Breyner), com quem partilhou quase toda a existência. Quando, depois de uma discussão particularmente violenta, Jó é expulso de casa pelo pai, refugia-se no terraço de Rosa, onde decide passar a noite. Na manhã seguinte, a velha senhora descobre o rapaz e decide acolhê-lo em sua casa. Entre os dois nasce uma enorme cumplicidade que, apesar de incompreendida por todos, torna-se  mais e forte e verdadeira a cada dia que passa.

 

Dia 23 de julho – 21h30 – Auditório do Parque Urbano

Hachiko-Amigo para sempre (Drama -M/12)

 

Sinopse: O filme é baseado na história verídica de um cão chamado Hachiko, que em pequeno foi encontrado por um professor que o acolheu. Com o tempo Hachiko e o seu dono (Parker Wilson) criaram uma grande amizade, e Hachiko começou a esperar pelo seu dono, todos os dias na estação de comboio que existia na pequena vila onde viviam. Todos os dias durante alguns anos, Hachiko esperava que o seu dono regressa-se do trabalho para voltarem juntos para casa, mas um dia Parker não voltou… O seu dono tinha morrido mas durante cerca de 10 anos Hachiko voltou todos os dias à estação e esperou, na esperança que o seu dono volta-se.

 

Dia 28 de julho – 21h30 – Lgº dos Paços do Concelho

Alentejo Alentejo  (Documentário - M/12)

 

Sinopse: De origem popular, o cante alentejano sobrevive graças aos grupos que o cultivam no Alentejo e na periferia de Lisboa, os quais recapitulam em ensaio o repertório conhecido de memória, quase sem registo escrito ou sonoro e com reduzidas alterações criativas.

Nascido nas tabernas e nos campos, cantado por camponeses e por mineiros, o cante alentejano deixou os campos e atravessou as fronteiras da sua região. Nas últimas décadas, com a diáspora alentejana, apareceram novos grupos na periferia industrial de Lisboa e em diversos países de emigração, acentuando o cante como traço identitário dos alentejanos onde quer que estejam. Este filme é uma viagem pelo Portugal contemporâneo, através de um modo musical único e dos seus intérpretes.

 

Dia 30 de julho – 21h30 – Auditório do Parque Urbano

Lego O Filme (Animação - M/6)

 

Sinopse: Emmet (Chris Pratt) é um Lego comum, até o dia em que é confundido com o Master Builder, o grande criador deste mundo de brinquedo, por ter encontrado a famosa peça de resistência. Este peça, procurada há séculos, seria capaz de desarmar uma poderosa máquina criada pelo presidente do país, o perverso Sr. Negócios (Will Ferrell), que pretende colar todas as peças e impedir as mudanças no sistema.

Mesmo sem ter grandes habilidades como criador, Emmet gosta de ser considerado um Lego especial, e faz de tudo para merecer a confiança de seus amigos, que incluem a rebelde Mega Estilo (Elizabeth Banks), o sábio Vitrúvius (Morgan Freeman), e o gato-unicórnio UniKitty (Alison Brie).

 

Dia 2 de agosto – 21h30 – Auditório do Parque Urbano

Espetáculo de Lançamento do CD "Sons do Restolho" do Grupo Coral Fora d'Oras

com a participação do Grupo Coral e Etnográfico de Almodôvar


Dia 4 de agosto – 21h30 – Lgº dos Paços do Concelho

Mestres da Ilusão (Triller - M/12)

 

Sinopse: Um grupo de quatro mágicos norte-americanos, liderados pelo carismático Michael Atlas, apresenta um espectáculo de magia nunca antes visto: primeiro surpreendem a audiência ao roubar, em tempo real, um banco em França e, em seguida, dividem os lucros pelas contas bancarias de cada um dos espectadores.

Dylan Hobbs, agente do FBI, está determinado a puni-los e a detê-los antes de realizarem um assalto de proporções absolutamente inesperadas. Com a agente Alma Vargas na sua equipa, Hobbs recorre a Thaddeus Bradley, célebre pela sua habilidade em desvendar os mais complexos truques de magia. Assim, enquanto a pressão aumenta e o mundo aguarda o grande truque final, Dylan e Alma apressam-se para os deter. Porém, ambos estão conscientes que será difícil antecipar as suas jogadas e que, para os deter, apenas poderão confiar nos conselhos de Bradley e nos seus próprios instintos.

 

Dia 6 de agosto – 21h30 – Auditório do Parque Urbano

O Discurso do Rei (Drama – Biografia M/12)

 

Sinopse: Após a morte do seu pai, o Rei George V, e da escandalosa abdicação do Rei Eduardo VIII, Bertie, que toda a sua vida sofreu de um debilitante problema de fala, é coroado Rei George VI de Inglaterra.

Com o país à beira de uma guerra e a necessitar desesperadamente de um líder, a sua mulher, Elizabeth, futura Rainha-mãe, encaminha o marido para um excêntrico terapeuta da fala, Lionel Logue. Depois de um começo difícil, os dois homens iniciam uma terapia pouco ortodoxa e acabam por formar um vínculo inquebrável. Com a ajuda da sua família, do seu governo e de Winston Churchill, o Rei vai superar a gaguez e tornar-se numa inspiração para o povo.

 

 

Dia 11 de agosto – 21h30 – Lgº dos Paços do Concelho

Terra Prometida (Drama –Romance M/12)

 

Sinopse: Steve Butler e Sue Thomason (Matt Damon e Frances McDormand) são enviados em trabalho para McKinley, uma pequena cidade rural no interior dos EUA, para tentar negociar os direitos de perfuração dos terrenos.

A cidade foi gravemente afectada pelo declínio económico dos últimos anos e, por esse motivo, ambos acreditam que todos aceitarão facilmente a oferta generosa da empresa.

Porém, o que lhes parecia ser um simples trabalho e de curta estadia, toma novos contornos quando Dustin Noble (John Krasinski), um activista ambiental, chega à cidade e convence os seus habitantes a pensar pelas suas próprias cabeças. E até Steve, que até então acreditava que o negócio beneficiava todos, começa a duvidar das intenções da empresa onde toda a vida trabalhou.

 

 

Dia 13 de agosto – 21h30 – Auditório do Parque Urbano

Zafara (Animação - M/10)

 

Sinopse: Debaixo de uma árvore baobá, um velho conta uma história às crianças que o rodeiam: a história da amizade eterna entre Maki, um rapazinho de 10 anos, e Zarafa, uma girafa órfã, um presente do Paxá do Egipto ao Rei de França, Carlos X .

Hassan, o Príncipe do Deserto, é instruído pelo Paxá para entregar Zarafa em França. Mas Maki já decidiu que fará tudo ao seu alcance para impedir Hassan de cumprir a sua missão e para trazer a girafa de volta para a sua terra natal pois ele deve cumprir a promessa que fez à falecida mãe de Zarafa.

 

Dia 18 de agosto – 21h30 – Lgº dos Paços do Concelho

O Jogo da Imitação (Drama M/12)

 

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico reúne uma equipa que tem como objetivo quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos.

Um de seus integrantes é Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um matemático de 27 anos estritamente focado no trabalho e que tem problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta. Não demora muito para que Turing, apesar de sua intransigência, lidere a equipa.

O seu grande projeto é construir uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação do Enigma em apenas 18 horas, de forma que os ingleses conheçam as ordens enviadas antes que elas sejam executadas e, para que o projeto dê certo, Turing terá que aprender a trabalhar em equipe.

 

 

Dia 20 de agosto – 21h30 – Auditório do Parque Urbano

O Palácio das Necessidades (Comédia M/12)

 

Sinopse: Ministro dos Negócios Estrangeiros de França, Alexandre Taillard é um homem que se guia essencialmente por uma política de legitimidade, transparência e eficiência. O seu inegável carisma e inteligência fazem dele alguém cuja opinião deve ser tida em conta, mesmo quando o tema incide sobre neoconservadores americanos, russos corruptos ou chineses gananciosos.

Assim que o jovem e brilhante Arthur Vlaminck completa os seus estudos universitários, é seleccionado para trabalhar no departamento de comunicação do ministério, tornando-se responsável por escrever cada linha dos discursos de Taillard. Mas, para que o seu trabalho se torne realizável, o inexperiente Vlaminck vai ter de fazer um engenhoso “jogo de cintura” para conquistar o seu lugar na extensa comitiva do ministro.

 

Dia 22 de agosto – 21h30 – Auditório do Parque Urbano

Concerto "A Levante" com a Banda SARJA


Dia 25 de agosto – 21h30 – Lgº dos Paços do Concelho

O outro país ( Drama - M/12)

 

Sinopse: Dezenas de cineastas, fotógrafos e jornalistas, vindos dos quatro cantos do planeta, viram-se envolvidos na revolução dos cravos, e possuem arquivos preciosos. Numa série de entrevistas a estes viajantes, Sérgio Tréfaut confronta o entusiasmo antigo com o olhar contemporâneo. Em alguns casos, segue os mesmos autores para retratar o estado presente do país e reencontrar as personagens fotografadas e filmadas em 1974/75.