03 julho 2020

O Município de Montemor-o-Novo mantém Equipa de Vigilância Florestal

Apesar da pandemia provocada pela doença COVID-19 e no âmbito do desconfinamento gradual do país, a Câmara Municipal vai dar continuidade ao Programa de Voluntariado – Equipa de Vigilância Florestal, criado pelo Município de Montemor-o-Novo em 2006. Assim, foram tomadas todas as medidas preventivas de forma a evitar o contágio pelo vírus SARS-CoV-19, facultando todos os equipamento de proteção individual adequados, aos jovens voluntários.

O Programa de Voluntariado Jovem - Equipa Fixa de Vigilância Florestal, que completa 13 anos de existência, possibilita a um crescente número de jovens interessados na sua participação tem custos de operacionalização estimados em 5300€, e tem sido possível devido à estreita colaboração e articulação entre a Câmara Municipal e os agentes de proteção civil do concelho com competência na Defesa da Floresta Contra Incêndios.

 

Assim, decorreu no dia 1 de julho, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, a receção aos jovens voluntários que irão integrar a Equipa de Vigilância Florestal entre 01 e 15 de julho, onde esteve presente o Vereador com o pelouro da Proteção Civil, António Pinetra, técnicos do Município e o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, Luís Paixão.

 

A primeira sessão de formação ministrada pela Câmara Municipal e pelos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, teve a sua componente teórica no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo e a sua componente prática no posto de vigia situado no Castelo de Montemor-o-Novo.

 

O programa decorrerá entre 01 de julho e 30 de setembro, pelo que as ações de formação repetir-se-ão de 15 em 15 dias. As inscrições encontram-se abertas até ao dia 08 de setembro.

DSC02220.jpg

DSC02278.jpg

DSC02292.jpg