28 agosto 2015

Oficina da Criança - Novas instalações em construção no Parque Urbano

A 8 de Janeiro de 1981 era criado em Montemor-o-Novo o Centro de Animação Sócio-Educativo da Câmara Municipal, a Oficina da Criança. O nascimento deste projecto inovador foi resultado de uma congregação de esforços e vontades.

O local escolhido para receber este espaço mágico foi o sub-palco do Cine-Teatro Curvo Semedo onde, ao longo destes 34 anos, se criou um espaço modelado por uma equipa técnica dedicada e disponível, que o vestiu de todas as cores e formas, tornando a Oficina da Criança sinónimo do tempo livre das crianças.

Novos desafios e novas necessidades, levaram à necessidade de construção de um novo espaço para a Oficina da Criança, que está em curso junto ao Parque Urbano de Montemor-o-Novo. A obra terá um custo total de 1.667.848,60€, sendo financiado pelo QREN a uma taxa de 85% do valor elegível, num montante máximo de 1.311.627.35€.

Os princípios orientadores da Oficina da Criança manter-se-ão os da sua fundação, um espaço de porta aberta, em que todas as crianças têm a liberdade de entrar. O desafio mantém-se no intervir para democratizar, favorecendo o sentido crítico, valorizando a criatividade, num espaço para experimentar, dar forma às ideias e concretizar. O novo edifício permitirá também novas abordagens, tanto ao nível tecnológico como ao nível da metodologia de trabalho.

O edifício terá dois pisos, no piso inferior estará o espaço de ludoteca, a receção e o espaço de apoio, bem como espaços para atividades de grupo, espaços polivalentes e de exposição. No piso superior funcionarão as áreas de atelier e salas de atividades diversas.