31 março 2017

Oficina da Criança dinamiza: “Montemor ao Pormenor – A Arte do Ferro”

Entre o património tradicional, que podemos observar quando passeamos pelas ruas do Centro Histórico, encontram-se gradeamentos de janelas e varandas, as aldabras, puxadores e batentes das portas e todos os restantes elementos decorativos.

'A arte do ferro' (5)-001.JPG

A abordagem da temática do projeto educativo da Oficina da Criança para 2016/2017 “Montemor ao pormenor – A Arte do Ferro”, pretende chamar a atenção das crianças para a importância, diversidade e beleza destes elementos, captando assim igualmente a atenção dos pais e educadores para a urgência da sua salvaguarda.

'A arte do ferro' (15)-001.JPG

É objetivo desta ação transmitir e demonstrar que os elementos decorativos que ainda podemos observar nas fachadas dos edifícios são, quase na sua totalidade, construídos em ferro, e são obra de artesãos locais, datando na sua grande maioria do século XIX. Também é interessante perceber que nestes elementos, para além da sua função prática, em termos de segurança e proteção, e da sua vertente decorativa, podemos observar componentes simbólicos utilizados na decoração, como é o caso das pinhas, que têm vários significados, como por exemplo a vida eterna.

'A arte do ferro' (55).JPG

O projeto educativo desenvolve-se em duas fases. Numa 1.ª Fase realiza-se um Jogo de pistas, com percursos no Centro Histórico de Montemor-o-Novo, onde o objetivo é encontrar gradeamentos e batentes de janelas e portas da nossa cidade. Numa fase posterior decorrerão sessões de expressão plástica sob a temática: gradeamentos e batentes de janelas, varandas e portas.

Esta ação educativa está a ser desenvolvida com todas turmas de 1.º ciclo e Salas de Jardim de Infância do nosso concelho, até ao final do ano letivo. Os trabalhos resultantes deste projeto serão expostos na Feira da Luz/Expomor 2017.

Mapa - Montemor ao Pormenor.png