PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano

O Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Montemor-o-Novo integra prioridades de investimento nas áreas da Mobilidade Urbana Sustentável e Reabilitação Urbana, em que se inserem respetivamente as seguintes operações de promoção municipal:

• Implementação de Percursos Livres de Obstáculos, correspondendo à 1ª fase de implementação do Plano de Acessibilidade e Mobilidade da Cidade de Montemor-o-Novo, recentemente aprovado, nomeadamente na Av. Gago Coutinho, Carreira de São Francisco e envolvente do tecido escolar;

• Promoção da iniciativa “Escola a pé”;

• Reabilitar o Mercado Municipal e a respetiva envolvente;

• Requalificar os Espaços Exteriores, Acessos e Terreiros do Castelo;

• Requalificar o Espaço Público e Ambiente Urbano da Rua Teófilo Braga e do Largo dos Paços do Concelho e Terreiro de São João de Deus;

• Requalificar a Rua de Aviz, a Rua das Escadinhas e a Rua de Olivença, incluindo a remodelação do muro do Jardim Público.

Para além das operações de promoção municipal, o PEDU de Montemor-o-Novo conta ainda com a parceria do Instituto de Emprego e Formação Profissional, com uma ação de promoção própria no valor total de 16.500,00 €, visando garantir a acessibilidade a portadores de mobilidade condicionada, nas suas instalações na Avenida Gago Coutinho entre outras intervenções de conservação do imóvel.

Os investimentos municipais incluídos nesta candidatura totalizam 5,2 M€, com uma comparticipação FEDER de 85%, até 2020.