23 janeiro 2019

Piscina Coberta Municipal com 750 utentes

Ciente da importância que a prática desportiva assume na vida de cada pessoa, sendo reconhecida como um elemento fundamental da educação, cultura e vida social, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo procura dotar o município de infraestruturas desportivas que possibilitem a todos os munícipes uma prática regular e condigna de atividades físicas e desportivas.

Exemplo disso é a Piscina Coberta Municipal de Montemor, inaugurada a 10 de março de 2007, que tem atualmente na Escola de Natação cerca de 750 utentes inscritos nas diferentes turmas existentes.

A Escola de Natação disponibiliza aos alunos, desde aulas para Bebés e Adaptação ao meio aquático até às Aulas de formação Técnica Avançada de Nível 3 e Manutenção (Livre ou Orientada), num leque variado de opções no âmbito das atividades aquáticas, permitindo assim um elevado número de experiências, onde se inclui igualmente a Hidroginástica e Natação Adaptada. As atividades são estruturadas numa perspetiva de ensino e lazer, todas elas enquadradas, técnica e pedagogicamente, por monitores especializados na área. Para além das aulas, existe sempre um vasto conjunto de iniciativas e atividades, que têm como palco os dois tanques de natação existentes neste equipamento. A 3 de fevereiro irá realizar-se o VI Torneio Cidade de Montemor, organizado pelo Atlético Clube de Montemor, e a 23 de fevereiro teremos o Encontro de Escolas de Natação, organizado pelo Município de Montemor-o-Novo.

A instalação, nesta época desportiva, abre às 8h30, no sentido de dar resposta às cedências efetuadas à Escola Secundária e Escola Básica 2,3 de S. João de Deus, encerrando às 21h45 durante a semana e às 13h00 aos sábados.

Durante a manhã a piscina é utilizada, principalmente, pelas Escolas do Concelho (1º Ciclo, E.B.2,3 S. João de Deus e Escola Secundária) e Jardins-de-Infância, pela Cercimor, Casa João Cidade, Associação 29 de Abril e pelo Grupo de Amigos de Montemor. Durante a tarde a maior preponderância, em termos de utilização, é para a Escola de Natação, sendo as piscinas também utilizadas pelo Centro de Saúde de Montemor-o-Novo, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo e Guarda Nacional Republicana de Montemor-o-Novo.