27 junho 2017

Plataforma Mor Base com novo design e conteúdos

A apresentação da Morbase 2.0 teve lugar no convento da Saudação, no passado dia 24 de junho, contando com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e vereadores.

Nesta nova versão da Morbase, destacam-se o design reformulado e um conjunto de novos conteúdos. A Morbase é um projeto municipal com o objetivo de promover o conhecimento científico sobre o património histórico-cultural e que funciona também como plataforma de divulgação do património do concelho de Montemor-o-Novo.

Entre os novos conteúdos apresentados conta-se o Museu Virtual, uma parceria da Morbase com o Sketchfab, que integra diretamente na página da Morbase uma biblioteca de modelos 3D de peças arqueológicas e museológicas assim como de monumentos, alguns deles com acesso habitualmente difícil e cuja visualização pode ser inédita para muitos.

Novidade é também a secção "Descubra Montemor-o-Novo" de divulgação turística do património concelhio, que mostra o que visitar, onde comer e onde dormir em Montemor-o-Novo, disponibilizando localizações, informação multimédia, assim como os contactos necessários à visita.

A Morbase 2.0 dá também destaque ao património gastronómico concelhio. A informação disponibilizada no separador Montemor à Mesa inclui um vasto conjunto receitas culinárias, recolhidas junto de restaurantes e particulares, e documentação que inclui cadernos de receitas de famílias montemorenses e outras publicações com interesse para o conhecimento sobre a alimentação no concelho.  Realizou-se uma prova de doces do convento da Saudação, cujas receitas se têm perdido no tempo e que em breve estarão também disponíveis: pudim Soror Helena, Londrinos, Cacetes da Torre e amêndoas cobertas.

Foi estreado o documentário "Gente que nunca mais existiu - o Megalitismo em Montemor-o-Novo", com foco na riqueza monumental do Neolítico que se encontra no concelho de Montemor-o-Novo. Para quem ainda não viu, o documentário está disponível na Morbase – Património em Vídeo (http://montemorbase.com), juntamente com outros vídeos e documentários produzidos no âmbito do trabalho desenvolvidos pela Morbase nos últimos anos.

Esta iniciativa realizou-se no âmbito do fim-de-semana Km0, promovendo o conhecimento sobre o património cultural concelhio, mostrando os principais pontos turísticos do território e convidando a passeios e descobertas, alargando o objetivo da iniciativa Km0, ao incentivar o consumo de produtos locais, não só os alimentares mas também os culturais, os de lazer e os turísticos.​

Apres. MorBase 2.0 e Estreia Docum. (12).jpg

Apres. MorBase 2.0 e Estreia Docum. (17 a).jpg