06 outubro 2020

Programa Mor + Economia - desenvolver, empreender e inovar - contactos com Agentes Económicos

O Município de Montemor-o-Novo no âmbito  do Programa Mor + Economia - desenvolver, empreender e inovar, que assenta no contacto direto com os agentes económicos, importantes parceiros no desenvolvimento do concelho que tem como objetivo criar espaços de debate, promover e aprofundar a proximidade com e entre empresários, desenvolver dinâmicas e sinergias com e entre empresas, fomentar parcerias e trabalho em rede, está a realizar visitas às empresas, tendo no dia 2 de outubro de 2020, focado a sua agenda ao setor corticeiro, designadamente à atividade transformadora. 

A Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Hortênsia Menino, conjuntamente com técnicos da autarquia, visitaram as instalações da empresa Corkmata – Cortiças da Mata, Lda.  e da empresa Relvas II – Rolhas de Champanhe, S.A., ambas localizadas na União de Freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre.

A empresa Corkmata, Lda., criada em 2004, dedica-se à produção de granulado de cortiça, uma matéria de grande utilização em pavimentos e isolamentos. Atualmente a empresa conta com a colaboração de 13 funcionários, labora em 2 turnos e está no presente momento a efetuar novos investimentos que lhe permitirão o aumento da sua capacidade produtiva em mais 30%. Em 2019 obteve o estatuto PME Líder e Excelência.

A empresa Relvas II, S.A., dedica-se à produção de rolhas de cortiça para champanhes de alta qualidade, além da produção de granulados de cortiça. Iniciou a sua história em 1928 tendo-se instalado em Montemor em 1997. Ocupa uma área de 33 hectares onde se localiza a unidade produtiva e armazenagem de matéria-prima. Atualmente detida por capitais estrangeiros, conta com a colaboração de 122 funcionários dos quais 72 afetos à unidade de Cortiçadas de Lavre, sendo assim um importante empregador da região. São transformados nesta unidade anualmente cerca de 600.000 arrobas de cortiça  encaminhados em exclusivo para mercados externos de todo o mundo, controlando também a sua distribuição através de empresas participadas em França, Itália e América do Sul. A Relvas II está cotada no ranking nacional de empresas do setor na 4.ª posição, sendo que a nível regional conta com a 8.ª posição da tabela geral.

Vis. à Corkmata (7).JPG

Vis. à Corkmata (17).JPG

Vis. à Corkmata (33).JPG

Vis. à Corkmata (43).JPG

Vis. à Corkmata (56).JPG

Vis. a Relvas II (10).JPG

Vis. a Relvas II (30).JPG

Vis. a Relvas II (72).JPG

Vis. a Relvas II (87).JPG