23 junho 2017

Programa Mor + Economia - desenvolver, empreender e inovar - contactos com Agentes Económicos | Setor Agroalimentar | Visita às empresas Couteiro-mor e Leonel Calção

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo tem em curso desde 2014 o Programa Mor + Economia - desenvolver, empreender e inovar. Este programa assenta no contacto direto com os agentes económicos do concelho, com o objetivo de criar espaços de debate, promover e aprofundar a proximidade com e entre empresários, desenvolver a dinâmica e sinergias com e entre empresas, fomentar parcerias e o trabalho em rede.

Durante o ano de 2017, o contacto com os agentes económicos, importantes parceiros no desenvolvimento do concelho, está direcionado para o setor agroalimentar, setor de grande importância e em expansão na economia do concelho e que tem demonstrando competitividade, inovação e empreendedorismo.  Estes contactos  permitirão  identificar e refletir sobre a situação da economia local, as perspetivas futuras e as prioridades de investimento nesta área.

No dia 22 de junho a Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Hortênsia Menino, acompanhada por técnicos da Unidade de Planeamento e Apoio ao Desenvolvimento Económico e  do  Gabinete de Informação deslocaram-se às empresas Couteiro-mor e Leonel Calção, localizadas em Silveiras.

A Couteiro-mor dedica-se à produção de vinho desde 1990, ano em que foi construída a adega que tem sido sujeita a sucessivas alterações no sentido da sua ampliação e modernização, por forma a dar resposta ao crescimento da produção e para melhorar a qualidade dos vinhos. Em 2012 a empresa foi adquirida por uma família algarvia que assumiu a liderança da herdade e de todas as marcas, sendo a mais conhecida a Couteiro-Mor. Neste contexto surge uma nova gama de vinhos que se destacam pela qualidade – Barão Rodrigues Reserva Tinto e Branco, o Ouzado e D. Gabriel.

Vis. a Couteiro - mor (12).JPG

Vis. a Couteiro - mor (41).JPG

A salsicharia do Sr. Leonel Calção é um negócio familiar que tem passado de geração. Tendo herdado o negócio do seu avô está neste momento a transmitir os saberes aos seus filhos. Nesta salsicharia os enchidos são produzidos de forma tradicional em fumeiro de lenha, mantendo assim a qualidade e sabor dos enchidos tradicionais.

Vis. a Leonel Calção (1).JPG

Vis. a Leonel Calção (14).JPG