10 novembro 2015

Projeto Effective Communication - A Successful Future Life

Foi aprovado e já teve início no Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo o Projeto Effective Communication - A Successful Future Life   no âmbito do Programa ERASMUS+ .

 O referido projeto terá a duração de 3 anos  (2015/2018) e desenvolver-se-á no âmbito de uma parceria entre sete países:

Bulgária (Coordenação),   Eslováquia,  Eslovénia, Letónia, Polónia, R. Checa e Portugal.

A comunicação em contexto escolar e enquanto pilar das relações sociais, será o tema de partida para o desenvolvimento de múltiplas atividades promovidas, partilhadas e disseminadas entre os parceiros de trabalho e restantes agentes da comunidade educativa.

Sendo o contexto educativo um ambiente de comunicação por excelência, da eficácia da interação gerada entre os diferentes parceiros educativos depende o sucesso da aprendizagem dos alunos e a concretização dos objetivos pedagógicos. Torna-se, portanto,  imprescindível, para a comunidade escolar, conhecer o processo comunicativo e algumas das suas implicações, para que lhe seja possível gerir a comunicação de forma positiva, desenvolvendo uma relação eficaz entre todos os intervenientes.

O projeto, desenvolver-se-á, assim, em três principais direções: escola, família e comunidade educativa. Para este efeito serão organizados: clubes para o desenvolvimento de competências digitais e sociais; atividades comuns envolvendo a participação de professores, alunos e pais; palestras;  seminários e workshops. Importa referir que todos os resultados e produtos serão divulgados como exemplos de boas práticas.

Todo o comportamento é comunicação, importa, pois, estimular este projeto em conjunto, o qual fornecerá um contributo importante para a formação das nossas crianças e jovens.