06 novembro 2017

Quatro "Cidades Irmãs" reúnem-se em Montemor-o-Novo

Nos dias 2 e 3 de novembro de 2017, Montemor-o-Novo recebeu a comitiva das cidades irmãs (Fundão, Marinha Grande e Vila Real de Santo António) que participam no projeto “À descoberta das 4 cidades”. Este projeto nasceu há cerca de 24 anos, numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho do Fundão – Aldeia de Joanes - e que envolveu escolas de Montemor-o-Novo, Marinha Grande e Vila Real de Stº António, por força de uma geminação assumida por estas 4 cidades a 11 de março de 1988.

 

É dirigido aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e nos próximos 3 anos letivos, o concelho de Montemor-o-Novo irá participar com 2 turmas (1º e 2º ano) da EB nº5 de Montemor-o-Novo É com eles que durante os próximos 3 anos letivos (2017/2018; 2018/2019; 2019/2020) iremos à descoberta dos tesouros escondidos em cada esquina, em cada reduto, em cada praça…na serra, na planície, na praia…no âmbito da ação educativa “ÀS VOLTAS COM A ÁGUA, à descoberta dos patrimónios da água das 4 cidades”.

 

A partir de agora está constituído o grupo que, em rede, trabalhará durante os próximos três anos letivos, em prol de uma ação educativa comum, envolvendo professores, alunos, escolas, famílias, técnicos, autarquias, comunidades … Utilizando o projeto “À Descoberta das 4 Cidades” como ferramenta INTERDISCIPLINAR, desenvolver nos nossos alunos o gosto e a vontade de aprender, proporcionando-lhes novas fontes de saber, quer através de visitas a lugares com história e estórias, ou do contacto direto com outros agentes de saber/informantes, próximos da escola ou da família.

 

Recordamos que a 11 de Março de 1988, as vilas de Montemor-o-Novo, Fundão, Marinha Grande e Vila Real de Santo António seriam elevadas a cidade, por aprovação da Assembleia da República. Estes quatro municípios celebrariam, posteriormente, um protocolo de geminação enquanto “cidades-irmãs”.