03 novembro 2015

Que Dia é hoje? Vence Prémio Nacional da Animação na Categoria Oficinas

Integrado na FESTA DA ANIMAÇÃO 2015, que em Portugal teve lugar de 29 de Outubro a 1 de Novembro em diversas cidades, a Casa da Animação levou a efeito mais uma edição do PRÉMIO NACIONAL DA ANIMAÇÃO, como forma de homenagear e reconhecer o mérito e a grande qualidade artística dos autores da Animação Portuguesa. Foram nomeados até 6 filmes para cada categoria: Filmes de Escola, Filmes de Profissionais e Filmes de Oficinas.

Montemor-o-Novo, para além de integrar o conjunto de cidades que assinalou a Festa da Animação 2015, está de parabéns pois “QUE DIA É HOJE? | What day is today?”, uma curta-metragem animada de caráter documental, realizada por jovens de Montemor-o-Novo, venceu o Prémio Nacional da Animação na Categoria Oficinas. É de sublinhar que esta curta já foi premiada em diversos festivais nacionais e internacionais.

Recordamos que a realização desta curta, teve orientação de Joana Torgal e Rodolfo Pimenta, numa co-produção Centro Juvenil da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e  Fotograma 24. O coletivo de jovens participantes nesta oficina, ao longo de dois meses, registaram testemunhos de uma geração distinta, entrando numa viagem pela memória de 40 anos passados numa ditadura e outros 40 numa democracia enfabulada. Uma luta por direitos que se converteu, ao longo dos anos, na ilusão da moeda controlada e no forte consumo que anestesia e manipula a sociedade atual...

Realização: Colectivo de jovens de Montemor-o-Novo

Orientação da Oficina: Joana Torgal e Rodolfo Pimenta

Co-produção: Centro Juvenil, Câmara Municipal de Montemor-o-Novo . Colectivo Fotograma 24

Ano: 2015

* Grand Prix - DUFF 4th Dubrovnik Film Festival, Croácia, 2015

* Award Best Documentary (The Doku-Clip) - REC Internationales Junges Film Festival, Berlim, Alemanha, 2015

* Award Best Documentary - 8th FOUR RIVER Film Festival, Karlovac, Croácia, 2015

* Prémio Melhor Filme de Estudante Português - Júri Júnior - MONSTRA, Festival de Animação de Lisboa, 2015

* Peransi Award - ARKIPEL, Jakarta International Documentary & Experimental Film Festival, 2015

* Prémio Nacional da Animação na Categoria Oficinas, FESTA DA ANIMAÇÃO 2015.