03 junho 2020

Roteiro Literário Levantado do Chão

No dia 26 de maio, o Município de Montemor-o-Novo recebeu a visita dos repórteres do Jornal Público para uma apresentação do Roteiro Literário Levantado do Chão. Na Câmara Municipal, foram recebidos pela Presidente Hortênsia Menino e pelo Vereador Gil Porto, que revelaram as expectativas deste Roteiro para o desenvolvimento social e económico do concelho de Montemor-o-Novo. Evidenciaram a importância turística do Roteiro que liga Montemor-o-Novo a Évora e a Lisboa, potenciando uma maior dinâmica para o turismo da região do Alentejo e Grande Lisboa. Revelaram ainda a pertinência pedagógica deste produto de turismo literário, que permite aos alunos de diferentes níveis de escolaridade a oportunidade de conhecer o primeiro grande romance do Nobel da Literatura Portuguesa, José Saramago, num contexto que aborda a memória e a ficção em Levantado do Chão. Esclareceu-se ainda que a implementação do Roteiro irá decorrer por fases, deste modo, encontra-se já disponível ao público o Guia em formato impresso, e em breve será disponibilizado um site web e app do Roteiro, assim como a sinalética nos locais referenciados e o Centro Interpretativo Levantado do Chão.

Numa manhã bem preenchida, os jornalistas realizaram uma visita a alguns dos pontos de interesse interpretativo dos 3 percursos temáticos, acompanhados por técnicos do Município de Montemor-o-Novo.

No ano em que se comemoram os 40 anos da edição da obra Levantado do Chão, de José Saramago, o Roteiro Literário Levantado do Chão convida os viajantes a descobrir, programar e visitar os concelhos de Montemor-o-Novo, Évora e Lisboa, através das palavras do Nobel da Literatura Portuguesa, José Saramago.