20 junho 2018

SMEA - 5.ª Oficina de Trabalho a decorrer durante o dia de hoje

Durante o dia de hoje, está a decorrer o 1º Seminário do Projeto SMEA, Estratégia Alimentar Partilhada e Participada do Município de Montemor-o-Novo, na Biblioteca Municipal Almeida Faria.

O projeto SMEA é o processo de construção da estratégia alimentar do concelho de Montemor-o-Novo com a partilha e participação ativa da população e das entidades locais e regionais.

O executivo municipal elege e apoia este projeto, quer pela promoção do desenvolvimento da economia local e preservação dos recursos naturais e culturais, quer pelo envolvimento de todos os atores implicados no processo.

Pretendemos construir uma visão para o território que inclua todas as questões inerentes à alimentação saudável. Este é um projeto em construção, que teve inicio em maio de 2017, através da criação de grupos de trabalho, onde têm participado os atores. A concretização desta Estratégia no terreno passará, inevitavelmente, pelo compromisso das partes em assumir a responsabilidade do desenvolvimento e da implementação de eixos estratégicos e de determinadas ações.

O seminário de hoje tem como objetivo dar a conhecer o trabalho desenvolvido, até ao momento, e ser palco para a troca de opiniões e experiências, bem como auxiliar na reflexão dos desafios futuros deste projeto.

O seminário está estruturado em quatro painéis. No primeiro painel vamos abordar as questões da Saúde e Segurança Alimentar; o segundo painel será orientado para as questões dos Consumos, Produção e Circuitos/ Comercialização; o terceiro painel irá focar-se na Sustentabilidade e Gestão dos Recursos e o quarto na Governação Estratégica

É dirigido a todos os cidadãos e entidades públicas ou privadas, locais e regionais, com preocupação com o desenvolvimento local e a qualidade de vida da nossa comunidade.