13 junho 2016

Santiago do Escoural comemora 1º Centenário de elevação a Vila

Nos dias 4 e 5 de junho a população de Santiago do Escoural reuniu-se a celebrar uma data de maior importância para a Vila: o Centenário de Elevação a Vila de Santiago do Escoural. Estas Comemorações decorreram com um programa de festividades culturais muito animadas e participadas por todos.

No dia 5 de junho teve lugar, na Sala de Sessões da Junta de Freguesia, uma Sessão Solene alusiva à data. Estiveram presentes muitos munícipes e diversas entidades do Concelho. Da mesa fizeram parte a Presidente da Câmara Municipal, Hortênsia Menino, o Presidente da Junta de Freguesia, Duarte Luz, a Presidente da Assembleia de Freguesia, Cristina Parreira, que moderou a sessão e a Professora Teresa Fonseca.

Nesta Sessão foi enaltecida a história do Escoural e o papel fundamental que a participação e luta das populações na reivindicação por melhores condições de vida teve e tem nesta localidade. Foi ainda destacada a importância e a significativa presença nesta Vila de estruturas associativas cuja dinâmica foi e é crucial para o desenvolvimento e progresso sociais da Freguesia, garantindo estruturas de apoio à população e de dinamização sociocultural e desportiva, em estreita articulação com os órgãos autárquicos, no sentido de dar resposta às necessidades da população e a elevar a qualidade de vida da população. Foi ainda assinalado o importante património desta Freguesia, marcas identitárias a preservar e a valorizar pelas estruturas locais e municipais.

Neste dia foi ainda inaugurada a nova Sala Multiusos, mais uma estrutura de apoio à população de Santiago do Escoural, à disposição de todos.