07 março 2017

Sessão Solene de Homenagem ao Comandante João Coelho e de investidura do novo comandante Luís Paixão e Quadro de Comando

Este domingo, 5 de março de 2017, foi mais um dia importante para Montemor-o-Novo e para os Bombeiros Voluntários. O Comandante João Coelho terminou as suas funções e foi investido o novo quadro de comando liderado pelo Comandante Luís Paixão.

Homen. Com. J. Coelho e Invest. L. Paixão (391).JPG

Ao Comandante João Coelho, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, representada pela Presidente Hortênsia Menino, deixou uma referência do profissionalismo e dedicação que sempre este sempre teve no desempenho das suas funções e a quem a Câmara Municipal confiou as funções de Comandante Operacional Municipal desde 2011 até ao final de 2016. Ao Comandante Luís Paixão, Hortênsia Menino desejou sucesso e felicidades na missão que agora tem pela frente, assegurando-lhe que continuará a contar com o apoio da Câmara Municipal.

A Sessão Solene de Homenagem ao Comandante João Coelho e a investidura do novo comandante Luís Paixão e Quadro de Comando, que decorreu no Salão Nobre do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, iniciou-se com uma atuação do Coral de S. Domingos.

De seguida, e após se escutar o Hino da Liga dos Bombeiros Portugueses, Carlos Correia, Presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor (AHBV), fez uma intervenção de boas vindas.

Homen. Com. J. Coelho e Invest. L. Paixão (382).JPG

A sessão prosseguiu com o Comandante do Corpo de Bombeiros de Montemor João Coelho e, logo depois, foi Carlos Bucha, Presidente da Direção da AHBV a usarem da palavra.

Seguiram-se as condecorações da AHBV, em que foram condecorados com o Colar de Honra, a mais alta condecoração desta Associação, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e o Comandante João Coelho.

Homen. Com. J. Coelho e Invest. L. Paixão (443).JPG

Procedeu-se depois à investidura do novo Quadro de Comando do Corpo de Bombeiros de Montemor-o-Novo. Por proposta da Direção da AHBV, foi nomeado o comandante Luís Paixão. Por sua vez, Luís Paixão, indicou para novo Quadro de Comando, os senhores:

- João Ramalho, para o cargo de 2.º comandante;

- Vítor Falcão, para o cargo de Adjunto do Comando;

- Daniel Simões, para o cargo de Adjunto do Comando.

Tomou a palavra de seguida Luís Paixão, nomeado para Comandante do Corpo de Bombeiros de Montemor-o-Novo.

Interveio de seguida o Presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, o Comandante Jaime Marta Soares, procedendo-se de seguida à imposição das condecorações da Liga dos Bombeiros Portugueses. Desta forma, recebeu a Medalha de Serviços Distintos – Grau Ouro, o Subchefe Jorge Manuel Coelho. De igual forma, foram distinguidos com os Crachás de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, o 2.º comandante Luís Paixão, o Subchefe José Augusto Silva e os Bombeiros de 1.ª António Manuel da Rosa, João Ramos e Henrique Espadinha. Também foi entregue o Crachá de Ouro da Liga, a título póstumo, ao senhor Custódio Manuel Aldinhas dos Santos, um colaborador da AHBV ao longo de mais de 40 anos, sendo para todos um exemplo de dedicação à causa, com ações relevantes de assinalável apreço para esta Associação. Este Crachá foi entregue à senhora Maria José Aldinhas Salgueiro dos Santos e suas filhas.

Homen. Com. J. Coelho e Invest. L. Paixão (434).JPG

A finalizar esta manhã de tantas e tão fortes emoções e momentos, intervieram a Presidente da Câmara Municipal, Hortênsia Menino, e encerrou a sessão o Sr. Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.