21 fevereiro 2018

Sistema de Abastecimento de Água a partir da Barragem dos Minutos

Reunião entre a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Câmara Municipal de Arraiolos e AgdA – Águas Públicas do Alentejo, S.A.

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, a Câmara Municipal de Arraiolos e a AgdA – Águas Públicas do Alentejo, S.A. reuniram-se dia 20 de fevereiro de 2018 para avaliar o ponto de situação sobre a implementação do modelo técnico e quadro de investimentos do Sistema dos Minutos, aprovado em dezembro de 2015.

Por parte dos Municípios foram apresentadas as preocupações relativas ao reforço de abastecimento de água em ambos os Concelhos e ao cumprimento dos prazos de execução do investimento projetado. Por parte da AgdA foi afirmado que o referido modelo e quadro de investimentos se mantem, sendo o ano de 2018 um ano de projeto e de estudo de possibilidades e alternativas complementares às atuais.

O Sistema dos Minutos está equacionado numa componente global de 9 milhões de euros, englobando a construção da Estação de Tratamento de Águas e condutas para cada um dos municípios, abastecendo Vimeiro, Arraiolos, São Pedro da Gafanhoeira, Montemor e Santiago do Escoural.

A utilização da Albufeira para fornecimento de água, para assegurar novas fontes de abastecimento de água para consumo público, mantém-se como reivindicação dos munícipes e das Câmaras Municipais de Montemor-o-Novo e Arraiolos.