30 outubro 2017

Startup Castle - 3º Encontro com de incubadoras e empreendedores

No passado dia 25 de outubro decorreu no Convento da Saudação em Montemor-o-Novo a 3.ª edição do «Startup Castle». Esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e pela ADRAL– Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, através do CAME– Centro de Acolhimento a Micro e Pequenas e Médias Empresas de Montemor-o-Novo, e em coprodução com a Ficha Tripla – Associação Cultural, teve como foco a promoção de boas práticas e processos de trabalho de suporte à promoção do empreendedorismo e gestão empresarial.

Startup Castle (38).JPG

Ao longo de todo o dia, o público, composto por representantes de diversas entidades públicas, empreendedores e empresários, teve oportunidade de conhecer novas abordagens à temática, num encontro em que se procurou igualmente abrir espaço à interação entre os diferentes atores, através das temáticas abordadas nas conferências, das apresentações pitch que estiveram a cargo das startups participantes, e dos exemplos de case study de empresas já consolidadas. No total, o evento contou com a presença de 80 pessoas.

O encontro teve início com a sessão de boas-vindas dirigida por Hortênsia Menino, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, e por Filipe Galego, coordenador do CAME, à qual se seguiram a apresentação do projeto «Reinova» e as conferências subordinadas aos temas Porquê Investir em Montemor-o-Novo? e Empreendedorismo + Agricultura Biológica, que evidenciaram a relação entre sustentabilidade e investimento.

Startup Castle (53).JPG

As sessões da tarde centraram-se sobretudo na apresentação de projetos empreendedores, dando a conhecer sete empresas que exercem a sua atividade nas diversas incubadoras presentes: CAME (Montemor-o-Novo), Évoratech (Évora), OPEN (Marinha Grande) e Viveros de Empresas da Cámara de Comercio de Badajoz.

O «Startup Castle 2017» encerrou com a apresentação de case studies que evidenciaram a importância do planeamento da comunicação e marketing como meio de potenciação de negócios e de transformação empresarial.

Startup Castle (171).JPG

No programa estiveram representadas as seguintes empresas e entidades: Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, ADRAL, Universidade de Évora, Monte Selvagem, Herdade da Amoreira de Cima, Diálogos do Bosque, Herdade do Freixo do Meio, Flavor Factory, Sociedade Almodôvar e Irmão, Ecoality, Dotesfera, Chofer, Lua Filmes, Harca, Hidroener, Apri Iberica, Bica Gin, Everis e Delta Cafés.

O encontro terminou nos claustros do Convento da Saudação, com um momento de convívio num final de tarde tranquilo, no qual público e oradores convidados prolongaram os seus diálogos na companhia de um gin da destilaria Monte da Bica, aproveitando também para conhecer um novo sabor oriundo do concelho de Montemor-o-Novo.