16 janeiro 2019

Still(H)e(a)ven na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo

No próximo dia 19 de Janeiro, pelas 18h30, na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo será inaugurada a exposição “Still(H)e(a)ven”, do artista plástico Sérgio Braz d’Almeida.

Still(H)e(a)ven é a desconstrução de “Stilleven”, palavra holandesa utilizada para denominar uma corrente artística muito popular durante os séc. XVI e XVII e que, em português, significa natureza-morta. Desde então, até aos dias de hoje, diferentes artistas se debruçaram sobre este género. Embora não seja possível observar a figura humana nestes quadros, eles acabam por ter grande valor antropológico na medida em que nos permitem observar e refletir como evoluíram os objetos que utilizamos ou damos importância ao longo do tempo.

Este é o primeiro trabalho de Sérgio Braz d’Almeida a solo como fotógrafo. Formado em cinema e vídeo, fez um percurso formativo que passou pela República Checa e pelos Estados Unidos da América. Como realizador conta com duas curtas metragens, “Corações Plásticos” e “Satélites”, exercendo sobretudo atividade como diretor de fotografia para cinema e televisão.

Esta exposição estará patente até dia 15 de fevereiro de 2019.