02 março 2020

VI Encontro Ibérico de Leitores de Saramago e Inauguração do Roteiro Literário Levantado do Chão

As "Comemorações dos 40 anos de Levantado do Chão" tiveram início nos passados dias 21, 22 e 23 de fevereiro, com as iniciativas "VI Encontro Ibérico de Leitores de Saramago" e a inauguração do "Roteiro Literário Levantado do Chão".

Ao longo dos três dias, o "VI Encontro Ibérico de Leitores de Saramago" trouxe a Montemor-o-Novo muitos leitores e amigos de José Saramago, para uma partilha de culturas, leituras, percursos, memórias, gastronomia, música e afetos. No início da noite de 21, decorreu a sessão de abertura, que ficou a cargo do Município de Montemor-o-Novo, enquanto anfitrião, e dos promotores Biblioteca Municipal de Beja e Aula Saramago. Seguiu-se o momento em que a voz é dada aos leitores, os quais trouxeram diferentes interpretações das obras saramaguianas. Pela tarde do dia 22, a voz regressou aos leitores, com Mário Sousa a iniciar a sessão com uma conferência sobre "Levantado do Chão", com a colaboração da Theatron.

Durante os dias 21, 22 e 23, os leitores de Saramago inauguraram o "Roteiro Literário Levantado do Chão". No dia 21 decorreu uma sessão de apresentação do Roteiro para a imprensa, em Lavre, com a participação de Teresa Fonseca e David Frier. Já em Montemor-o-Novo, o Auditório da Biblioteca Municipal encheu para a apresentação deste projeto e lançamento do Guia do Roteiro, que ficou a cargo dos representantes da entidade promotora, Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, e representantes dos parceiros de projeto, Câmara Municipal de Évora, Câmara Municipal de Lisboa, Museu do Aljube e Fundação José Saramago. Estiveram também presentes os representantes das Juntas de Freguesia do concelho de Montemor-o-Novo.

O dia 22 teve início com a realização do "Percurso Pedestre Germano Vidigal e José Adelino dos Santos", em Montemor-o-Novo, através de uma visita guiada, dinamizada por técnicos do Município, que contou com a colaboração de Carlos Marques, José da Luz e Theatron. No último dia, 23, decorreu a realização do "Percurso Pedestre José Saramago em Monte-Lavre", em Lavre, através de uma visita guiada, dinamizada por técnicos do Município, com a colaboração de Carlos Marques. Em ambos os percursos, foram muitas as vozes que se juntaram, possibilitando uma partilha única de Memórias e da identidade colectiva de Montemor-o-Novo, em torno de "Levantado do Chão". O "Roteiro Literário Levantado do Chão" fica agora disponível ao público em formato de Guia impresso no Posto de Turismo, Biblioteca Municipal e Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo, onde encontrará toda a informação necessária para embarcar nesta viagem.

02-RLL CSocial (11).JPG

4-Sessão Abertura (1).JPG

5-Sessão Abertura (14).JPG

6-Sessão Abertura (22).JPG

Perc. Pedestre J. Saram. em M. Lavre (50).JPG

Perc. Pedestre J. Saram. em M. Lavre (25).JPG

Perc. Pedestre Germ. Vidig. e JA Santos (108).JPG

A Voz é do Leitor, moder. P. Santos (36).JPG

IMG_0045.jpg

Conf.ª Mário Sousa (5).JPG

Encerr., Cozido em Lume de Chão (43).JPG

Encerr., Cozido em Lume de Chão (111).JPG

​​