04 fevereiro 2020

Visita à Associação de Apicultores de Montemor-o-Novo Montemormel

O Município de Montemor-o-Novo, no âmbito  do Programa Mor + Economia - desenvolver, empreender e inovar, que assenta no contacto direto com os agentes económicos, está a realizar visitas às empresas do setor agroalimentar, setor de grande importância e em expansão na economia do concelho  e que tem demonstrando competitividade, inovação e empreendedorismo.  Neste sentido, no dia 24 de  Janeiro de 2020, a Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Hortênsia Menino, o Vereador António Pinetra conjuntamente com técnicos da autarquia, visitaram as instalações da Associação Montemormel onde estavam presentes por parte daquela associação o Presidente Isidro Rebocho e o técnico Paulo Varela .

A Montemormel criada em 12 de julho de 1999, conta hoje com cerca de 250 associados que extrapolam o nosso concelho, abrangendo todo o Alentejo Central, Alto Alentejo e Baixo Alentejo, bem como o Ribatejo e Lisboa e Vale do Tejo. Ficou claro nesta visita que a Montemormel desempenha um papel importante na apicultura nacional, prestando aos seus associados assistência técnica, formação, fornecimento de medicamentos no âmbito do Programa Apícola Nacional e apoio comercial e logístico na comercialização da produção.

A produção de mel  no concelho beneficia da existência de vastas áreas dedicadas à produção extensiva do montado, em combinação com a pecuária e a produção de plantas aromáticas e medicinais, ambiente ideal para a apicultura . A riqueza da flora melífera mediterrânica associada à produção em zona controlada , garantem um mel de extraordinária qualidade.

De seguida visitou-se uma Unidade Primária de Produção onde foi possível conhecer todo processo de produção do mel desde a extração até ao embalamento.

Vis. Un. Prod. Mel, Isidro Rebocho (39).JPG

Vis. Un. Prod. Mel, Isidro Rebocho (71).JPG

Vis. Un. Prod. Mel, Isidro Rebocho (73).JPG

Vis. Un. Prod. Mel, Isidro Rebocho (84).JPG

Vis. Un. Prod. Mel, Isidro Rebocho (89).JPG