04 fevereiro 2020

Visita à Associação de Apicultores de Montemor-o-Novo Montemormel

O Município de Montemor-o-Novo, no âmbito  do Programa Mor + Economia - desenvolver, empreender e inovar, que assenta no contacto direto com os agentes económicos, está a realizar visitas às empresas do setor agroalimentar, setor de grande importância e em expansão na economia do concelho  e que tem demonstrando competitividade, inovação e empreendedorismo.  Neste sentido, no dia 24 de  Janeiro de 2020, a Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Hortênsia Menino, o Vereador António Pinetra conjuntamente com técnicos da autarquia, visitaram as instalações da Associação Montemormel onde estavam presentes por parte daquela associação o Presidente Isidro Rebocho e o técnico Paulo Varela .

A Montemormel criada em 12 de julho de 1999, conta hoje com cerca de 250 associados que extrapolam o nosso concelho, abrangendo todo o Alentejo Central, Alto Alentejo e Baixo Alentejo, bem como o Ribatejo e Lisboa e Vale do Tejo. Ficou claro nesta visita que a Montemormel desempenha um papel importante na apicultura nacional, prestando aos seus associados assistência técnica, formação, fornecimento de medicamentos no âmbito do Programa Apícola Nacional e apoio comercial e logístico na comercialização da produção.

A produção de mel  no concelho beneficia da existência de vastas áreas dedicadas à produção extensiva do montado, em combinação com a pecuária e a produção de plantas aromáticas e medicinais, ambiente ideal para a apicultura . A riqueza da flora melífera mediterrânica associada à produção em zona controlada , garantem um mel de extraordinária qualidade.

De seguida visitou-se uma Unidade Primária de Produção onde foi possível conhecer todo processo de produção do mel desde a extração até ao embalamento.

Vis. Un. Prod. Mel, Isidro Rebocho (39).JPG

Vis. Un. Prod. Mel, Isidro Rebocho (71).JPG