23 novembro 2017

Voluntários recebem diplomas

Equipa de Vigilância Florestal 2017

Decorreu sábado, dia 11 de novembro, pelas 15h00, a entrega de diplomas aos jovens voluntários que participaram no Programa de Voluntariado Jovem - Equipa de Vigilância Florestal 2017, a cerimónia teve lugar no Salão Nobre do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, e contou com a participação de todas as entidades envolvidas.

Entrega Diplomas VJF (67).JPGEntrega Diplomas VJF (31).JPG
Entrega Diplomas VJF (42).JPGEntrega Diplomas VJF (52).JPG

A 11ª edição do Programa de Voluntariado Jovem - Equipa Fixa de Vigilância Florestal decorreu, este ano, entre 01 de julho e 30 de setembro. Os custos de operacionalização do programa estimam-se, anualmente, em €5000. Desde a existência deste projeto tem-se verificado um crescente envolvimento e interesse por parte dos jovens na preservação dos valores naturais existentes no concelho. Face à experiência vivida e aos resultados obtidos, a grande maioria dos voluntários tem vindo a manifestar vontade de participar novamente na iniciativa. O programa teve início em 2006 e contou com cerca de 375 jovens participantes.

Entrega Diplomas VJF (76).JPGEntrega Diplomas VJF (81).JPG
Entrega Diplomas VJF (7).JPGEntrega Diplomas VJF (19).JPG

A operacionalização desta equipa tem sido possível devido à estreita colaboração e articulação entre a Câmara Municipal e os agentes de proteção civil do concelho com competência na Defesa da Floresta Contra Incêndios, nomeadamente a GNR e os Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo.

No que respeita aos Resultados obtidos com a operacionalização do programa, verificou-se:

Uma rápida deteção de colunas de fumo, os jovens detetaram e reportaram dezenas de colunas de fumo com origem no concelho e em concelhos limítrofes;

O encurtamento dos tempos de alerta e acionamento dos meios dos Bombeiros Voluntários;

A diminuição dos tempos de resposta das forças operacionais em incêndios ainda nascentes;

A possibilidade de triangulação com outros postos de vigia e consequentemente maior precisão e celeridade na localização das ocorrências;

O aumento da consciencialização dos jovens e da população em geral sobre a proteção dos valores naturais;

A redução do número de ocorrências.

Deixamos um agradecimento especial a estes jovens pelo seu contributo numa tarefa tão importante para a segurança de todos!