03 julho 2017

Voluntariado Jovem - Equipa Fixa de Abertura do Programa de Voluntariado Jovem – Equipa de Vigilância Florestal 2017

De forma a dar continuidade ao Programa de Voluntariado Jovem para as Florestas, criado pelo Município de Montemor-o-Novo em 2006, em 2017 encontra-se a decorrer mais uma edição do Programa de Voluntariado Jovem - Equipa Fixa de Vigilância Florestal, completando 11 anos de existência. O programa possibilita a um crescente número de jovens interessados a sua participação no programa de vigilância florestal com custos de operacionalização estimados em €5 300.

EV Florestal (5).JPG

A operacionalização da Equipa de Vigilância Florestal tem sido possível devido à estreita colaboração e articulação entre a Câmara Municipal e os agentes de proteção civil do concelho com competência na Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Receção Eq. Vigilância Florestal (26).JPG

Assim decorreu, no passado dia 30 de Junho, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, a receção dos jovens voluntários que irão integrar a Equipa de Vigilância Florestal entre 01 e 15 de julho, onde esteve presente o Sr. Vereador com o pelouro da Proteção Civil, António Pinetra, o Coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil e Segurança, Eng.º Acácio Peres, o Sr. Comandante dos Bombeiros Voluntários, Luís Paixão e o representante do Núcleo de Proteção Ambiental da GNR, Sr. Sargento Alves.

Receção Eq. Vigilância Florestal (33).JPG

Decorreu também a primeira sessão de formação ministrada pela Câmara Municipal e pelos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo. A formação teve a sua componente teórica no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo e a sua componente prática no posto de vigia situado no Castelo de Montemor-o-Novo.

O programa decorrerá entre 01 de julho e 30 de setembro, pelo que as ações de formação repetir-se-ão de 15 em 15 dias. As inscrições encontram-se abertas até ao dia 08 de setembro.