27 abril 2016

XIII Feira do Pão e Doçaria

XIII Feira do Pão e Doçaria.jpg

Durante três dias Montemor-o-Novo será a cidade mais doce do Alentejo. O pão tradicional alentejano e a doçaria conventual e tradicional são o pretexto para esta deliciosa mostra gastronómica, com entrada livre.

É no Pavilhão de Exposições da cidade que decorre este certame. Aqui poderá adquirir o inconfundível pão alentejano caseiro para petiscar com azeitonas, queijos ou enchidos e a doçaria.

Estarão instaladas mais de 20 expositores: Fernando Manuel Estrela e Coxinho, Lúcia Silva – Licor Lamego, Rui Manuel Cristóvão da Silva, Georgina Mirão - Pastelaria Terraço, Domingos António Canhoto Bilro/ Helena Inácio, Maria Rosa Dias Pita Saragoça  - Sabores da Ponte, Nelson Miguel Cachatra Ratado – Neldoces, Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 894 Montemor-o-Novo, Garcia e Redondo, Lda. – Pastelaria Moinho, J & F Casa das Empadas Unipessoal, Lda, Paula M. B. Guloseimas, Unipessoal, Lda., Maria João Marques Pinto Galveia – Filhoses de Cabrela, Sogridoce, Lda., Maria Antónia Pereira Martins Farinha Serrano, Almodôvar e Irmão, Lda. – Padaria e Pastelaria Almodôvar, Cercimor, José António Lameiras Trancos  - Restaurante “A Adega”, Custódio António Bilro Godinho, Cooperativa Integral Minga, Paula Cristina Ventura Rosa e Lucília Pereira – Doce Alentejo.

Também incluídas no programa da Feira do Pão e Doçaria, estão diversas oficinas: de pão caseiro e tiborna (Movimento Democrático de Mulheres), de construção de talegos (Associação de Artesãos “A Ciranda”), de chocolate “Bombons e Pão” (Mestre chocolateiro António Melgão) e de pão com chouriço (Associação de Artesãos “A Ciranda”). Todas as oficinas são gratuitas mediante inscrição no Posto de turismo ou no secretariado da feira. Destaque ainda para uma prova de azeites de Montemor e para a Banca do Pão Alentejano e Pão de Santo António (Padaria Panisal – Seixal).

Durante o evento haverá animação musical. Dia 6 de maio, pelas 21h30, atua o “Bomkaigaita Trio”. Dia 7 de maio, às 15h00 e 21h30, a animação está a cargo dos “Tocadores do Comércio”. Dia 8 de maio, pelas 15h00, teremos o Grupo Coral de Beja.

Sexta-Feira, dia 06

18h00 - Abertura da XIII Feira do Pão e Doçaria de Montemor-o-Novo

21h30 - Animação Musical

24h00 - Encerramento