A21L Cidadãos

Com o objetivo de apoiar a realização de ações sustentáveis para a comunidade por parte dos cidadãos, foi criado o concurso “Apelos 21 Cidadãos”. Os vencedores recebem bens ou serviços no valor de 5000 euros, bem como apoio logístico.

Na 1.ª Edição (2011) foram apresentadas 15 candidaturas, tendo sido premiado um projeto. Na 2.ª Edição (2013), foram recebidas duas candidaturas. Ambas foram premiadas.

Ideias vencedoras:

- Criação de um "Banco de Terras" (1.ª Edição)

Visa incentivar a realização de pequenas hortas domésticas, utilizando práticas agrícolas sustentáveis, em terrenos "abandonados". Cidadãos responsáveis: Ana M. P. da Fonseca, M.ª Teresa P. Correia, Teresa da Cruz Almeida.

- Reviver a última ribeira da cidade (2.ª Edição)

Visa recuperar um troço da linha de água com cerca de 300m, afluente do Rio Almansor que se localiza entre o Bairro da Ché e a Courela da Pedreira, envolvendo a comunidade local. Cidadãos Promotores: Jerónimo Silva, Rosa Coelho, Pedro Grenha.

- Criação de um Sistema de Informação para o Uso Sustentável da Água (SIM-USA)

Visa sensibilizar e alcançar um uso mais eficiente da água, apoiando os agricultores na decisão quanto à dotação da rega, utilizando os dados de uma estação meteorológica a instalar. Cidadãos Responsáveis: Jorge Mestrinho, Sandra Matias, Nuno Mestrinho, em parceria com a LPMA.​


Apelo 21 Cidadãos, 2013 - Síntese das Ideias Apresentadas

Apelo 21 Cidadãos, 2011 - Síntese das Ideias Apresentadas

Apelo 21 Cidadãos, 2013 - Regulamento

Apelo 21 Cidadãos, 2011 - Exposição das Ideias na Feira da Luz2011

Apelo 21 Cidadãos, 2011 - Análise de Candidaturas

Apelo 21 Cidadãos, 2011 - Regulamento