Projetos

Destacam-se alguns trabalhos realizados na sequência da A21L, em parceria com agentes locais e cidadãos, que se encontram em curso ou já implementados:

- Grupos de Trabalho (2013/2014)

Foram constituídos 3 grupos de trabalho temáticos na sequência do 1.º Encontro Anual da Agenda 21 Local. Destacam-se os seguintes trabalhos: Projeto “Mesas Postas” do Grupo “Cidadania Ativa”; Inquéritos a pequenos hortelões do concelho e proposta de projeto “Km 0 - Montemorense” do Grupo “Produtos da Nossa Terra-Estratégia Alimentar para o Concelho”; realização de várias reuniões por parte do Grupo “Banco de Sementes”.

- Projetos Apelos 21 Cidadãos (2011/2014)

Estão em cursos 2 projetos e um já se encontra concluído.

- Projetos Apelos 21 Freguesias (2011/2014)

Estão em fase de implementação 2 projetos.

- Projetos Apelos 21 Trabalhadores (2013/2014)

Na sequência do Concurso “Ecoclik - Boas Ideias para Poupar Recursos nos postos de trabalho”, dirigido aos trabalhadores do Município, estão em curso duas ideias e uma já foi implementada.

- Hortas Comunitárias nos Casais da Adua (2012)

Estão disponíveis nos Casais da Adua (propriedade do Município) diversos lotes para instalar pequenas hortas. O projeto surge em colaboração com a Liga dos Pequenos e Médios Agricultores do Concelho de Montemor-o-Novo.

- Catálogo dos Produtos Locais (2012)

Contém uma listagem dos produtos alimentares do concelho e respetivos produtores, tendo por base as empresas interessadas em participar. Está em curso a sua atualização.

- Sopa km 0 (2013)

Em parceira com a Rede de Cidadania de Montemor-o-Novo foi promovido o consumo de produtos locais, através da criação da Sopa km 0 na Feira das Sopas (2013).

- Portal Morinvest (2012)

Portal disponível on-line que visa apoiar a atividade económica do concelho. Inclui catálogo on-line de produtos alimentares e serviços locais.

- Projeto “Contributo 21” (2013)

Sessões Participativas dirigidas aos Jovens Estagiários do Município, com o objetivo de promover um espirito de equipa durante o estágio e envolver estes jovens nos trabalhos da agenda 21 local.

- Projeto “Turismo e Sustentabilidade” (2012/2013)

Visitas e Sessões Participativas dirigidas a Alojamentos Turísticos do Concelho com o objetivo de identificar e discutir Boas Práticas relacionadas com o consumo de água (20139 e energia (2012). Contou com o envolvimento, no Workshop final de 2013, dos alunos do Curso Profissional "Técnico de Gestão" e "Técnico de Turismo, Ambiental e Rural" da Escola Secundária de Montemor-o-Novo.

- Ações de sensibilização e empreendedorismo dirigidas à comunidade

Na sequência da A21L o Município tem reforçado ações informativas, de sensibilização e empreendedorismo que visam promover comportamentos mais sustentáveis, na área da energia, gestão dos recursos hídricos, cidadania ativa, empreendedorismo jovem, economia, etc.

Destaca-se a produção de um DVD (em 2012) que sintetiza vários materiais de edução ambiental produzidos pela Autarquia em parceria com agentes locais. Foram distribuídos cerca de 250 exemplares, abrangendo diversos públicos. Poderá solicitar uma cópia através do email: agenda21local@cm-montemornovo.pt​