Roteiros

Roteiros Turísticos

Centro Histórico | Arrabalde (a pé)


Percorrer o centro histórico é entrar numa complexa rede de ruas, escadas, patamares e pequenos largos; é descobrir ruas que mantêm a estrutura medieval; é encontrar singularidades arquitetónicas, em especial vestígios de arte manuelina; é sermos deslumbrados com o património religioso, com os palácios setecentistas, com a força da presença conventual e os trabalhos de azulejaria e de pintura mural.

folheto "passeio no centro histórico"

 

Passeios no Concelho (de automóvel)


Percorrer o concelho de automóvel, através dos dois percursos propostos, pode revelar-se uma surpresa: a diversidade de paisagem entre a parte norte e o sul do concelho é de tal forma que se a norte predominam as represas, os lagos e as pequenas barragens (percurso 2), o sul ostenta uma abundância de cores e de vegetação só possível graças aos cursos de água e fontes subterrâneas existentes (percurso 1). Em ambos os percursos encontra os exemplares mais valiosos do nosso património.

folheto "passeios no concelho"

 

Roteiro do Megalitismo (de automóvel)


Antas, cromeleques e menires, construídos entre o VI e o III milénio a. C., são testemunhos de movimentos de natureza social e mágico-religiosa que conhecemos como Megalitismo. No Concelho de Montemor-o-Novo estão identificados cerca de três centenas de monumentos megalíticos.

folheto "roteiro do megalitismo"

Rota do Fresco do Alentejo

 

frescos.jpg


Este projeto dinamizado pela SPIRA- Revitalização Patrimonial, conta com diferentes rotas no Alentejo, nas quais o visitante pode descobrir património cultural e natural. Através destas rotas pode ainda provar a  gastronomia regional, descobrir as artes do saber fazer tradicionais, aliadas sempre à descoberta da pintura mural , tão rica no concelho de Montemor-o-Novo.

É objetivo destas rotas a promoção sustentável do território, contribuindo deste modo para a sua preservação.

 

Saiba mais em www.rotadofresco.com

 

 

Rota do Montado

 

Montado.jpg


O Montado predomina na paisagem alentejana, grandes manchas de sobreiros e azinheiras tornam este local rico no processo histórico/ cultural da região ocupando um importante legado no espaço mediterrânico. Da indústria da cortiça à produção do vinho alentejano, passando pelo incontornável azeite, o Montado estende-se para além dos olhos, sendo origem de muitas iguarias gastronómicas que caracterizam a região.

 

A Rota do Montado dinamizada pela SPIRA-Revitalização Patrimonial, baseia-se numa rede de parceiros locais- proprietários de património, entidades públicas, comerciantes, associações de desenvolvimento local-com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável do território abrangido e a preservação do seu legado cultural.

 

Saiba mais em www.rotadomontado.com


Visitas Audio-Guiadas


Percorra o Centro Histórico e o Castelo de Montemor-o-Novo descarregando a aplicação móvel gratuita através do izi.travel.


Guia do Enoturismo


Guia do Enoturismo-page-001.jpg


Guia do Enoturismo