Escolas e Escolinhas de Desporto

No âmbito dos Programas de Promoção da Prática Desportiva, surge o projecto de "Escolas e Escolinhas de Desporto", que tem como grande objectivo a dinamização do movimento associativo local. Foi criado pela extinta AMDE conjuntamente com as Autarquias associadas e está em funcionamento no Concelho de Montemor-o-Novo há cerca de uma década.

Este grande projeto de Animação Desportiva, coordenado e dinamizado pela Autarquia em parceria com Juntas de Freguesias, permite aos Clubes e Associações, um desenvolvimento mais saudável, virado para uma correcta prática de actividade física das crianças e jovens dos 4 aos 13 anos de idade.

 

O que são as Escolas e Escolinhas de Desporto?

Um grande projeto de animação desportiva, dinamizado pela autarquia com a finalidade de promover a participação do maior número de crianças e jovens num vasto conjunto de actividades desportivas.

 

Quem pode participar nas Escolas?

Crianças dos 10 aos 13 anos, acompanhadas por um monitor e integradas na vida do Clube.

 

Quem pode participar nas Escolinhas?

Crianças dos 4 aos 10 anos, com as mesmas condições das Escolas.

 

Grandes Objetivos

Promover a dinamização dos Clubes locais e garantir a formação desportiva generalizada nos escalões etários prioritários, dos 4 aos 13 anos.

Contribuir para a integração social através de convívios, encontros e ou intercâmbios.

Garantir que as atividades decorram dentro das normas do "espírito desportivo".

 

Funcionamento

Existem como uma secção dentro do clube ou associação com a colaboração de

um monitor que orienta a actividade desportiva.

As atividades têm o seu início em Setembro/Outubro e até ao mês de Junho,

decorrem várias actividades desportivas, assim como convívios, encontros ou festivais.

As Escolas e Escolinhas de Desporto têm o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e funcionam sob a responsabilidade dos clubes.

Desta forma estabelece-se uma parceria entre a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, a Junta de Freguesia e ou o Clube colectividade, assente num processo contratual que define obrigações e direitos mútuos, para que o esforço conjugado das diferentes entidades contribua para responder às necessidades de ocupação válida e sadia do tempo livre da juventude, complemente a acção da escola, promova a dinamização dos clubes desportivos e contribua para o desenvolvimento desportivo sustentado do Município de Montemor-o-Novo.

 

Apoios da Autarquia

Atribuição de um subsídio para os técnicos, responsáveis pela Escola/Escolinha:

Atribuição de subsídio ou aquisição de material desportivo.

Cedência de Instalações e transporte.

Apoio na Formação dos técnicos.

Paralelamente e no mesmo âmbito dos Programas de Promoção da Prática Desportiva, existem também programas de apoio ao desenvolvimento de modalidades desportivas mais específicas, para os escalões de formação existentes nos vários clubes e associações, com características idênticas ao funcionamento das Escolas e Escolinhas de Desporto.