Oficina da Criança

A Oficina da Criança da Câmara Municipal de Montemor o Novo, funcionou desde a sua criação a 8 de Janeiro de 1981 e até abril de 2017 no sub-palco do Cine Teatro Curvo Semedo. A 29 de Abril de 2017 foi inaugurado o novo edifício junto ao Parque Urbano.

O seu funcionamento é em regime de porta aberta tendo como objetivo a valorização dos Tempos Livres das crianças dos 6 aos 14 anos de idade, numa perspetiva do desenvolvimento Sócio Cultural, através de uma filosofia ligada ao desenvolvimento da Expressão Criadora e Lúdica das Crianças.

É um espaço que a criança utiliza quando quer brincar, canaliza toda a vitalidade destas enquanto brincam para o desenvolvimento da criatividade e dos valores da Liberdade da solidariedade e do respeito pelos outros. Cultiva uma consciência estética da criatividade e da sensibilidade, através de uma pedagogia centrada no desenvolvimento das capacidades expressivas próprias das crianças.

Proporciona o desenvolvimento harmonioso das capacidades de todas e de cada uma, para que elas possam crescer como pessoas ativas e participativas na sociedade a que pertencem.

É através dos vários Ateliers (pintura, colagens esculturas, cerâmica, modelagem, olaria, gravura e carpintaria) que o ato criativo acontece enquadrado por uma equipe de técnicos que apoiam os projetos que as crianças querem desenvolver.

Na ludoteca, um dos espaços privilegiados onde se pode brincar e jogar, há jogos e brinquedos de boa qualidade e com enquadramento pedagógico de uma Ludotecária. Muito se brinca nesta nossa Ludoteca. As crianças enquanto brincam estão felizes e utilizam toda a sua vitalidade na descoberta das emoções, do pensamento criativo, no conhecimento de si e dos outros. Brincam ao faz de conta, constroem diálogos, inventam conversas, revivem emoções, resolvem problemas, aprendem a gostar uns dos outros.

Jogam aos jogos, com regras, nomeadamente às cartas, Monopólio, matraquilhos, snooker, ténis de mesa, playstation e jogos on-line devidamente selecionados. Na sala de cinema têm a possibilidade de verem os filmes de animação que fazem história.

Nas férias de Verão, da Páscoa e do Natal, num programa especial para férias, as crianças têm a possibilidade de viajar, visitar Museus, ver peças de teatro e desfrutarem da praia.

 

 

Horário de Funcionamento

 

Funciona todo o ano das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00 (Dias Úteis)