Resíduos Urbanos

Em Montemor-o-Novo a gestão dos RU- Resíduos Urbanos é realizada através do SIRSU - Sistema Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos do Distrito de Évora, gerido pela GESAMB, EIM.

 

Para conhecer a localização dos equipamentos e infraestruturas de gestão de RU, consulte o mapa.


A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo (CMMN) é responsável pela localização, manutenção e recolha contentores e papeleiras disponíveis na via pública, destinados à deposição de RU indiferenciados. Disponibiliza, também, serviços de recolha para alguns resíduos volumosos. Para conhecer as regras consulte o Regulamento Municipal de Resíduos e as taxas aplicáveis. Através da campanha “Agir para Separar, Reduzir e Reciclar”, desenvolvida desde 2009, pretende-se informar e sensibilização para uma melhor gestão dos resíduos urbanos.

 

Anualmente, e desde 2011, a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos - ERSAR avalia os serviços prestados aos utilizadores. Consulte a Ficha de Avaliação da Câmara Municipal.

 

A GESAMB, EIM, assegura a recolha dos ecopontos, o funcionamento do ecocentro e da estação de transferência de Montemor-o-Novo, bem como o transporte dos resíduos para as suas instalações em Évora, para tratamento final e ações de educação ambiental.

 

Para mais informação:

Regulamento Municipal de Gestão de Resíduos Urbanos

Tabela de Preços e Tarifas (CMMN)

Funcionamento dos ecocentros e aterro (GESAMB)

O que colocar nos ecopontos? (SPV)

Ações de Educação Ambiental (GESAMB)

Materiais informativos e de sensibilização (CMMN)

Informação geral sobre Resíduos (APA)

Qualidade dos serviços prestados pelos sistemas de água deabastecimento público, de águas residuais urbanas e de resíduos urbanos (ERSAR)